Créditos da imagem: Curto News/ BingAI

Fotografia profissional: a próxima vítima da IA?

O rápido avanço da inteligência artificial (IA) levantou preocupações sobre a eliminação de empregos ocupados por humanos. A fotografia profissional está agora entrando em foco como uma dessas vítimas potenciais.

“Os rápidos avanços na IA e no processamento de imagens estão transformando a fotografia de uma arte baseada em habilidades para uma arte cada vez mais impulsionada pela tecnologia. Esta evolução está tornando a fotografia de alta qualidade acessível a um público mais amplo, desafiando a noção tradicional de fotografia profissional como um habilidade”, afirmou um relatório publicado nesta terça-feira (23) pela plataforma Medium. 

PUBLICIDADE

O relatório surge em um momento em que crescem as preocupações sobre quantos empregos humanos a inteligência artificial pode substituir.

A fotografia profissional pode ser mais uma vítima dessa tendência, argumenta o relatório, observando como até os smartphones agora contêm tecnologia de inteligência artificial que permite que até mesmo um usuário novato tire fotos de alta qualidade que antes só poderiam ser obtidas de um profissional.

O relatório do Medium observa que a IA agora lida com tarefas como composição e pós-processamento, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de treinamento profissional, reduzindo o nível de entrada e, ao mesmo tempo, diminuindo o necessidade de habilidade humana.

PUBLICIDADE

Mas nem todos os especialistas estão convencidos de que a tecnologia pode eliminar completamente a necessidade de fotógrafos profissionais.

“A fotografia usando IA nos telefones já está bem próxima, se não tão boa, quanto a fotografia profissional. É realmente uma questão do consumidor: quantas pessoas querem tirar suas próprias fotos, compilá-las e distribuí-las versus aquelas que querem contratar outra pessoa para fazer isso?”, disse Phil Siegel, fundador do Centro de Preparação Avançada e Simulação de Resposta a Ameaças (CAPTRS).

Siegel observou que as pessoas podem optar por cozinhar e limpar suas casas por conta própria, mas muitas optam por contratar terceiros para realizar essas tarefas. O papel da IA ​​na simplificação da fotografia pode ser semelhante, com os consumidores podendo escolher entre determinadas preferências.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima