Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Golpistas usam IA para explorar corações apaixonados no Dia dos Namorados nos EUA

As autoridades dos EUA estão alertando os consumidores - que estão em busca de amor - para serem altamente cautelosos em relação ao romance cibernético em 14 de fevereiro, já que os golpistas, com a ajuda da inteligência artificial (IA), estão agindo desenfreadamente online.

“O Dia dos Namorados é um lembrete oportuno para o público não ser vítima de criminosos que usam o amor para entrar no coração de suas vítimas em busca de ganho monetário”, disse Demetrius Hardeman, agente especial interino encarregado do ramo de investigação criminal do IRS, na Geórgia, EUA.

PUBLICIDADE

Em 2022, quase 70.000 pessoas foram enganadas coletivamente em US$ 1,3 bilhão em golpes românticos, de acordo com a Comissão Federal de Comércio .

Este ano, as tecnologias emergentes estão tornando estas fraudes – que envolvem atrair uma vítima para um amor à distância antes de pedir dinheiro ou presentes caros – muito mais sofisticadas.

Um forte aumento nas falsificações criadas por inteligência artificial em aplicativos de namoro também foi observado recentemente.

PUBLICIDADE

Para piorar a situação, as populações mais vulneráveis ​​são as pessoas normalmente visadas, alerta o Departamento de Segurança Interna dos EUA.

“Embora os golpes românticos possam afetar qualquer pessoa, eles podem ter consequências devastadoras para os membros idosos de nossa comunidade”, disse Matt Stentz , agente especial assistente responsável pelas Investigações de Segurança Interna em Detroit.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima