Google Search Generative Experience IA
Inteligência Artificial

Google lança pesquisa aprimorada por IA e chatbot para adolescentes

28-set 17:39
3 min
Créditos da imagem: Reprodução/Google

O Google está expandindo o acesso aos seus recursos experimentais de pesquisa de inteligência artificial (IA) para incluir adolescentes de 13 a 17 anos. A empresa anunciou a mudança nesta quinta-feira (28), abrindo novos recursos para usuários mais jovens após feedback positivo do grupo.

A experiência de pesquisa baseada em inteligência artificial (IA), também conhecida como SGE (Search Generative Experience), introduz um modo conversacional na Pesquisa Google, onde você pode fazer perguntas ao Google sobre um tópico de maneira coloquial.

A partir desta semana, adolescentes de 13 a 17 anos nos Estados Unidos – que estiverem conectados a uma Conta do Google – poderão se inscrever no Search Labs para acessar a experiência de pesquisa de IA por meio do Google app ou do desktop Chrome.

“A IA generativa pode ajudar os mais jovens a fazer perguntas que normalmente não conseguiriam ser respondidas por um mecanismo de pesquisa e fazer perguntas de acompanhamento para ajudá-los a se aprofundar”, escreveu a diretora sênior de gerenciamento de produtos do Google, Hema Budaraju

Os adolescentes não apenas terão acesso ao SGE do Google nos resultados da pesquisa, mas o Google também permitirá que os adolescentes consultem tópicos em um estilo de conversação e recebam respostas responsivas, como se interagissem com um chatbot de IA.

Google também projetou proteções para evitar o surgimento de conteúdo impróprio ou prejudicial. Por exemplo, a empresa colocou proteções mais fortes para “resultados relacionados com substâncias ilegais ou com restrição de idade ou bullying”.

A expansão para adolescentes decorre da descoberta de que, desde o lançamento do SGE, a experiência tem sido mais popular entre os usuários mais jovens. O Google disse que os maiores índices de satisfação estão entre aqueles com idades entre 18 e 24 anos, que a empresa acredita que gostam de fazer perguntas de maneira mais coloquial.

“Sobre este resultado”

Além de abrir a experiência de pesquisa de IA para adolescentes, o Google está introduzindo um novo recurso para dar aos usuários mais contexto sobre o conteúdo que veem. A empresa está adicionando um aviso “Sobre este resultado”, que está disponível há muito tempo na experiência padrão de pesquisa do Google, à experiência de pesquisa de IA. A empresa afirma que os avisos darão às pessoas o contexto sobre como a SGE gerou a resposta, para que possam ter uma ideia melhor de como a tecnologia funciona.

O Google planeja em breve adicionar “Sobre este resultado” aos links individuais incluídos nas respostas do SGE, para que as pessoas possam entender mais sobre as páginas da web que respaldam as informações nas visões gerais baseadas em IA.

Leia também: