Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

IA cria caligrafia falsa indistinguível da real, dizem pesquisadores

Cientistas da computação no Oriente Médio patentearam recentemente um programa de inteligência artificial (IA) que pode imitar com sucesso a escrita humana em um nível indistinguível.

A maior inovação em Dubai – diferenciando-se dos modelos anteriores – foi estabelecer conexões para determinar a distância física entre o texto em uma imagem.

PUBLICIDADE

“Para imitar o estilo de escrita de alguém, queremos examinar todo o texto”, disse o pesquisador Fahad Khan, enfatizando que havia um foco na maneira como os escritores conectam as letras e espaçam suas palavras.

Para obter resultados inovadores, a equipe utilizou uma rede neural computacional conhecida como “transformadores de visão“. Essencialmente, a rede é um analisador de dados comparativamente fácil de treinar, usado para ler informações em imagens pequenas ou de tamanho médio.

Eles descobriram que, ao mostrar um estilo de geração de imagem de texto manuscrito (HWT) para 100 indivíduos em comparação com outros estilos de escrita gerados por computador, o primeiro era o estilo preferido para capturar com precisão a escrita de uma pessoa em 81% das vezes.

PUBLICIDADE

“Eles não conseguiam distinguir a caligrafia imitada da caligrafia real, e foi gratificante ver esse tipo de validação do desempenho”, disse o pesquisador Salman Khan.

No entanto, o pesquisador da equipe de caligrafia, Rao Muhammad Anwer, está ciente de que a invenção oferece potencial para causar danos.

“Estamos muito cautelosos com isso porque poderia ser usado de maneira indevida”, disse ele. “A caligrafia representa a identidade de uma pessoa, então estamos pensando cuidadosamente sobre isso antes de implementá-la.”

PUBLICIDADE

A descoberta ocorre em um momento em que especialistas, incluindo a equipe de pesquisa do Oriente Médio, reconhecem o assustador e potencialmente nefasto poder da inteligência artificial de imitar pessoas.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

PUBLICIDADE

Rolar para cima