Procurando um emprego? Confira dicas para atualizar seu currículo usando IA
Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Procurando um emprego? Confira dicas para atualizar seu currículo usando IA

Ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT e o Bard, podem servir de grande ajuda na hora de atualizar o seu currículo. Veja dicas de prompts e ferramentas.

Construir um curriculum vitae (CV) objetivo e que destaque as habilidades do candidato pode ser uma tarefa complexa. É necessário apresentar as qualificações do candidato de forma concisa e atraente aos recrutadores, sendo um bom currículo um fator decisivo ao prospectar uma nova vaga de emprego.

PUBLICIDADE

Nesse contexto, as ferramentas de inteligência artificial podem te auxiliar na criação do seu currículo e na escrita dos tópicos mais importantes para esse tipo de documento – experiência profissional, educação e habilidades do candidato.

Aqui estão algumas dicas sobre como usar IA na criação de currículos:

Correções ortográficas e de gramática

Esse é um ponto que chama muita atenção em qualquer currículo – um bom vocabulário e uma construção coesa vão te render pontos com os recrutadores. Neste caso, é possível pedir para o ChatGPT ou o Bard para revisarem e apontarem possíveis erros, deslizes, vícios de linguagem e incongruências no seu CV.

PUBLICIDADE

Adaptação do currículo de vaga para vaga

IAs próprias para geração de texto conseguem te ajudar a adaptar seu currículo de acordo com os pré-requisitos de cada vaga, salientando as habilidades necessárias para cada posição.

Alguns exemplos de prompts que podem te auxiliar são:

“Otimize o currículo conforme as características descritas na vaga a seguir: [pré-requisitos da vaga]”;

“Quais são as palavras-chaves da descrição desta vaga? [colar texto da vaga]”

PUBLICIDADE

“Formate o currículo deixando ele atraente para [nome da posição]”.

Tradução

Uma outra forma para utilizar as IAs de texto é para vagas internacionais. As ferramentas podem te ajudar a reconhecer termos técnicos que estão em outro idioma, além de te auxiliar na tradução do seu currículo de uma forma otimizada para o idioma da vaga de destino.

Sugestão de ferramentas úteis para atualizar o CV

SudoWrite: Plataforma de escrita criativa alimentada por IA

SudoWrite é uma plataforma de escrita criativa alimentada por inteligência artificial que ajuda os escritores a gerar conteúdo, seja fornecendo instruções, expandindo cenas, encontrando as palavras perfeitas ou até mesmo criando passagens inteiras com sua própria voz.

PUBLICIDADE

O SudoWrite é baseado na inserção de prompts, conceitos, segmentos de texto e seu próprio tom de voz. 

Clarice.ai: assistente de IA para correção de textos

A Clarice.ai é uma assistente de escrita baseada em inteligência artificial que ajuda o usuário a escrever melhor por meio de dicas de estilo e revisão ortográfica e gramatical. A Clarice.ai oferece os seguintes recursos:

  • Revisão ortográfica e gramatical: a ferramenta identifica erros de ortografia, pontuação, concordância e acentuação.
  • Dicas de estilo: a ferramenta oferece sugestões para melhorar a clareza, a concisão, a força e a originalidade do texto.
  • Aprendizado automático: a ferramenta aprende os hábitos de escrita do usuário e consegue dar dicas mais personalizadas.
  • Integração com o Google Docs: a ferramenta está em desenvolvimento, mas deve ser integrada ao Google Docs em breve.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

Rolar para cima