Créditos da imagem: Curto News/BingAI

IA pode evitar imprevistos na sua próxima viagem; saiba como

Veja dicas de prompts e ferramentas de inteligência artificial (IA) para planejar um roteiro de viagem personalizado e ainda evitar dores de cabeça durante a viagem.

Conforme as datas do Carnaval e da Quarta-feira de Cinzas se aproximam, muitas pessoas organizam viagens para os feriados ou passam a planejar suas próximas férias a partir dos meses seguintes. No entanto, planejar um roteiro de viagem adequado nem sempre é uma tarefa simples, envolvendo desde preparação de bagagem, acomodações, transporte, pontos turísticos e possíveis imprevistos.

PUBLICIDADE

Para evitar possíveis dores de cabeça ao planejar um roteiro de viagem para as férias e feriados, as ferramentas de inteligência artificial podem otimizar tempo e ainda preparar um itinerário mais personalizado para você.

Aqui estão algumas formas em que IA pode te ajudar a montar um roteiro de viagem:

Custos de viagem (orçamento)

Uma das primeiras etapas antes de realizar qualquer viagem é estimar custos e organizar um orçamento adequado. Esse tipo de preparação pode incluir a comparação de custos como: transporte (ônibus, passagens de avião, aluguel de carro, gasolina e outros), acomodação, alimentação, pontos turísticos, imprevistos e ainda possíveis souvenires. Esse é um momento de suma importância para qualquer viagem correr bem, mas também é um passo muito fácil de se perder sem a organização correta.

PUBLICIDADE

Para usar a inteligência artificial nesse momento é necessário ter muita clareza dos objetivos da viagem, além de segmentar cada um dos seus pedidos à ferramenta, dessa forma você terá resultados mais detalhados e adequados para cada etapa da viagem.

IAs como Bard, ChatGPT e Copilot são capazes de oferecer estimativas de custos de viagem no formato de planilha e adaptadas para o estilo de viagem individual.

Esses são alguns prompts básicos para se organizar um orçamento de viagem:

PUBLICIDADE

Pretendo realizar uma viagem de cinco dias para [INSERIR LOCAIS]. Preciso que você estime na moeda local e no formato de planilha os custos diários relacionados à transporte, alimentação e hospedagem.”

Em IAs como o Bard – que podem se conectar aos serviços de busca do Google – suas informações tendem a estar mais atualizadas e é possível pedir sugestões em tempo real para sua organização financeira. Esse tipo de serviço pode ser primordial em situações de emergência.

“Passarei um dia em [INSERIR LOCAL], liste x sugestões de restaurantes, museus e outras atrações turísticas em que eu possa gastar até [INSERIR VALOR].”

PUBLICIDADE

Escolha de destino

Escolher o(s) destino(s) é outra etapa que exige organização. Com um possível orçamento em mente é possível ter uma rota de viagem mais clara e um maior aproveitamento ao longo dos dias.

Ainda assim, essa é uma etapa que demanda tempo de pesquisa e organização para evitar problemas. Utilizar IAs que podem oferecer informações em tempo real oferecerá sugestões de destinos mais precisas, mas ferramentas como ChatGPT também são úteis para pesquisas melhores épocas para se viajar, pontos de atenção no local ou até mais informações sobre a cultura e população local.

Aqui estão alguns prompts úteis para escolher seu destino de viagem:

PUBLICIDADE

“Pretendo passar x dias na Alemanha com um orçamento diário de x euros. Liste as principais cidades próximas entre si para visitar e ao menos três pontos turísticos importantes em cada local.”

“Em uma viagem de x dias focada em [GASTRONOMIA/CULTURA/ESPORTE/FOCO DA VIAGEM] quero dez sugestões de locais a serem visitadas em Marselha ou cidades próximas.”

Organização de bagagem e documentação

Uma das etapas finais para a preparação da viagem é a organização da bagagem e documentações necessárias. Considerando o tempo de viagem, destino escolhido, pessoas que vão viajar, meio de transporte e outros fatores, esta é uma etapa que costuma gerar diversos problemas na preparação de um roteiro.

As IAs que conseguem buscar informações atualizadas em tempo real são úteis para reunir as particularidades de documentação e burocracia envolvidas em cada destino; especialmente para viagens internacionais, papéis relacionados à visto, histórico familiar, vacinação, e tantos outros podem se perder em uma busca manual. 

Além disso, o ChatGPT e o Copilot se mostram igualmente importantes ao montar uma lista personalizada de itens essenciais na bagagem, considerando fatores como: número de pessoas, tamanho das malas, peso máximo da bagagem e até a possibilidade de comprar outros itens durante a viagem.

Aqui vão alguns prompts úteis ao organizar documentos e malas para viajar:

Qual a documentação necessária para realizar uma viagem para [INSERIR DESTINO]? Possuo local de hospedagem definido, passagem de avião para ida e volta e estarei viajando sozinho.”

“Preciso de uma lista de itens detalhada para se ter na mala de viagem. Aqui estão algumas especificações a considerar: viajarei sozinho, quero utilizar no máximo uma mala de mão com 4 quilos e uma mala de despache com 15, trata-se de uma viagem de sete dias para o Canadá no mês de dezembro, por fim, pretendo deixar espaço para trazer outras coisas compradas na viagem.”

Ferramentas de IA para organizar um roteiro de viagem

Trip Planner.ai: Roteiros de viagem impulsionados por IA

O Trip Planner é uma ferramenta de IA capaz de gerar roteiros de viagem instantâneos de acordo com os objetivos dos usuários. A ferramenta considera fatores como: número de pessoas, destinos múltiplos, orçamento e até mesmo o tipo de viagem a ser realizada (negócios, férias ou lua de mel) antes de gerar uma sugestão de roteiro.

Bard: o chatbot de inteligência artificial do Google

O Bard é a aposta do Google para rivalizar com o ChatGPT, o chatbot de inteligência artificial da OpenAI, e o Bing AI, da Microsoft. Lançado no Brasil em julho de 2023, a ferramenta é capaz de criar textos naturais, como se fossem escritos por humanos, e também permite criar listas, estruturar planilhas, agendar reuniões e mais.

Em comparação com o ChatGPT, o Bard é útil ao oferecer informações para sua viagem em tempo real e ainda poder se conectar com os outros serviços Google.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima