Créditos da imagem: Curto News/BingAI

IA pode te ajudar a estudar e produzir música; saiba como

Vejas dicas de prompts e ferramentas de inteligência artificial (IA) para estudar teoria musical e praticar com instrumentos.

Com a ascensão da inteligência artificial (IA) em diversas áreas, incluindo a música, pesquisadores e músicos estão explorando novas maneiras de compreender e estudar esse universo artístico. Da análise de padrões sonoros à composição de novas melodias, a IA está se tornando uma ferramenta indispensável para desvendar os segredos e potenciais da música.

PUBLICIDADE

No entanto, esse tipo de tecnologia não se restringe apenas a músicos profissionais ou especialistas em IA, sendo acessível a qualquer um que tenha interesse em estudar sobre música ou aprender algum instrumento.

Aqui vão algumas formas para usar inteligência artificial (IA) para estudar música:

Estudar teoria musical

Antes de adentrar o campo da prática musical, desenvolver um conhecimento mínimo sobre teoria musical representa o primeiro passo para quem quer aprender qualquer instrumento. 

PUBLICIDADE

Nesse sentido algumas ferramentas de IA geradoras de texto – como ChatGPT, Bard ou Copilot – são úteis para reunir material, organizar planos de estudo, responder perguntas ou mesmo pedir dicas de materiais de estudo mais clássicos.

Aqui estão alguns exemplos de prompts úteis ao estudar teoria musical:

Me fale sobre o surgimento do gênero Blues e sua importância histórica para a música.”

PUBLICIDADE

“Qual a história por trás do gênero musical da Bossa Nova no Brasil?”

Produção musical assistida por IA

Surgem cada vez mais novos modelos de IA treinados especificamente para produção musical a partir de prompts – sejam eles covers ou músicas novas livres de royalties. 

Em ferramentas como Suno.ai, o usuário pode construir produções musicais completamente novas a partir de uma letra, um prompt ou uma amostra de áudio.

PUBLICIDADE

Análise do contexto e significado por trás de uma letra

Por fim, uma outra etapa de interesse para quem quer aprofundar os seus estudos em música trata-se justamente da compreensão lírica e simbólica por trás de músicas icônicas. Esse tipo de estudo serve não apenas para uma formação crítica do músico, como também como uma forma de estimular a criatividade e expandir seu portfólio em um instrumento.

Dessa forma, é possível utilizar as ferramentas de IA para interpretar possíveis simbolismos por trás de uma música, assim como o contexto histórico envolvendo sua criação.

Aqui estão alguns prompts úteis para fazer análise de letras:

PUBLICIDADE

“Elabore uma análise aprofundada das letras da música ‘A Change Is Gonna Come’, destacando possíveis influências históricas e culturais, e como esses elementos se refletem na mensagem da música.”

“Analise os simbolismos por trás da música ‘War Pigs’ de Black Sabbath, assim como possíveis influências históricas e artísticas externas.”

Ferramentas de IA para estudar música

Suno AI: A IA que cria músicas originais a partir de um único prompt

Suno AI é um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela empresa Anthropic para gerar vozes cantadas, instrumentais e composições musicais completas de alta qualidade usando apenas prompts de texto.

O Suno AI pega letras ou qualquer outro texto passado para ele e analisa os padrões de palavras, ritmos e sons no prompt. Em seguida, ele usa sua inteligência de aprendizado profundo para compor uma música original que corresponda à cadência e à estrutura da letra.

Covers.AI: A nova forma de criar covers de músicas com a IA

Covers.AI é uma ferramenta online que permite aos usuários criar covers de músicas usando as vozes de seus artistas favoritos ou a sua própria voz. A plataforma utiliza tecnologia de inteligência artificial para imitar com precisão as qualidades vocais únicas dos artistas escolhidos, resultando em covers realistas.

Depois de fazer o upload de uma amostra de áudio, você pode começar a criar seu cover. Você pode escolher a música que deseja coverizar e ajustar as configurações de voz, como reverberação e EQ. Você também pode personalizar as letras e instrumentais da música.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima