Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Aplicativos de IA que afirmam ser ‘assistentes de nutrição’ preocupam especialistas

A contagem de calorias pode ser uma parte desafiadora de um estilo de vida saudável e, com as constantes mudanças no campo da inteligência artificial (IA), parece que a tecnologia moderna poderá em breve avançar para garantir que o que está no seu prato seja contado com mais precisão.

Alguns especialistas em saúde, no entanto, acreditam que a experiência humana continua a ser essencial e que, embora a inteligência artificial possa certamente ser capaz de ajudar, não deve substituir o papel das pessoas em um domínio tão importante – e pessoal – como a nutrição.

PUBLICIDADE

Certos aplicativos baseados em IA já auxiliam em áreas importantes como coaching e rastreamento.

A HealthifyMe, uma empresa de nutrição com sede na Índia, oferece um aplicativo com o recurso “Snap”, alegando que pode monitorar calorias e outros macronutrientes em sua alimentação com base em fotos.

O aplicativo, além de contar com especialistas humanos, também oferece uma assistente pessoal de saúde com IA chamada Ria, que ajuda as pessoas a decidir o que almoçar ou que treino devem escolher.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa rápida na loja de aplicativos também produz resultados como SnapCalorie AI Nutritionist, um aplicativo que promete ser seu “nutricionista inteligente de IA”, dando aos usuários acesso a “treinamento e feedback” de seu modelo de IA. 

O ChatGPT também pode ajudar até certo ponto, fornecendo receitas selecionadas de acordo com as solicitações das pessoas e respondendo a perguntas de saúde conforme necessário.

Pessoas com condições que vão desde distúrbios endócrinos, como diabetes ou síndrome metabólica, até problemas digestivos, como doença celíaca e síndrome do intestino irritável, provavelmente precisarão de aconselhamento profissional sobre como controlar seus nutrientes além das calorias, ficar de olho no açúcar, no sal, nos carboidratos ou, em alguns casos. casos, glúten ou lactose.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima