Créditos da imagem: Curto News/BingAI

IA te ajuda a decorar sua casa; saiba como

Vejas dicas de prompts e ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem te ajudar a encontrar as melhores opções de decoração para a sua casa.

Em um mundo cada vez mais conectado, a inteligência artificial (IA) transcendeu os limites dos assistentes virtuais e dos carros autônomos para adentrar, de maneira inovadora, nos lares dos usuários. Dessa forma, essas ferramentas já são capazes, inclusive, de atividades como: organizar um orçamento mensal, montar uma rotina de estudos, auxiliar com as compras essenciais e até mesmo ajudar na decoração de um cômodo.

PUBLICIDADE

Com isso em mente, ferramentas como ChatGPT, Bard, Copilot, REMODELED.ai, RoomsGPT e outras são capazes de oferecer insights e sugestões completamente personalizadas ao usuários quando o mesmo quer decorar um cômodo de sua casa. Sendo essa uma atividade que requer criatividade, planejamento e organização, as IAs otimizam tempo e compilam informações em tempo real.

Essas são algumas maneiras em que IA pode te ajudar a decorar sua casa:

Design mobiliário

A seleção de um conjunto de mobília para um cômodo costuma ser uma das etapas mais complexas no design de interiores, considerando a necessidade por um planejamento adequado (financeiro e de espaço) e uma boa dose de criatividade. Apesar de muitas vezes o usuário ter em mente o estilo pretendido para o cômodo e suas necessidades, o mesmo não necessariamente possui uma visão clara de como prosseguir.

PUBLICIDADE

O uso de IA nesse momento atuará como um catalisador para esses processos e oferecerá sugestões adequadas ao estilo do usuário. Para ter sucesso com a ferramenta seria necessário informar o máximo de detalhes possíveis ao pedir uma recomendação de mobília, incluindo tamanho do cômodo, estilo pretendido, orçamento, preferências e  necessidades principais.

Esses são alguns dos prompts que podem servir de exemplo:

“Preciso de sugestões de mobília para uma sala de estar minimalista e funcional. O cômodo possui 12 metros quadrados, tenho preferências por mobília de cores frias e decorações discretas. Meu orçamento para este cômodo é de X”.

PUBLICIDADE

“Quero uma lista de sugestões de móveis essenciais para um escritório. O cômodo possui 10 metros quadrados e busco um estilo de cômodo mais industrial. Meu orçamento para esse projeto é X e preciso que também traga sugestões dos materiais dos quais serão fabricados os móveis”

Sugestões de paleta de cores

Selecionar uma paleta de cores bem construída compõe outro passo para o design de um cômodo harmonizado. Dessa forma, a escolha de um boa paleta de cores também é uma atividade que demanda criatividade e pode comprometer todo o design de interiores de um cômodo caso não seja bem feita.

Algumas inteligências artificiais podem gerar as paletas com todas as especificidades necessárias para iniciar a reforma. Ainda assim, o usuário deve informar às ferramentas preferências pessoais, iluminação e tamanhos dos espaços.

PUBLICIDADE

Aqui estão alguns exemplos para gerar uma paleta de cores personalizada:

“Crie uma paleta de cores para um escritório de 10 metros quadrados que promova concentração e criatividade. Utilize cores mais quentes de forma a aproveitar a iluminação natural do cômodo”.

“Quero uma paleta de cores para um quarto de casal com X metros quadrados com pouca iluminação natural. Me traga sugestões de tons pastéis de forma a promover uma sensação de relaxamento no cômodo”.

PUBLICIDADE

Roteiros para renovação gradual

Por fim, outro uso das inteligências artificiais para o design de um cômodo é auxiliar em um processo de renovação. Sendo essa uma das etapas em que o usuário precisa planejar o novo propósito do cômodo, escolher quais mobílias serão substituídas, qual o tamanho da obra a ser empregada e ainda não deixar seu planejamento ser contaminado pelo estado atual do cômodo.

Diversas plataformas de IA podem otimizar o planejamento de reforma do usuário ao passo que trazem sugestões com uma visão imparcial, sem ser influenciada pelo estado atual do ambiente. Além disso, as ferramentas reúnem suas informações em tempo real enquanto são capazes de priorizar áreas específicas para renovação.

Alguns exemplos de prompts para planejar a renovação de um cômodo com IA:

Elabore um plano de renovação gradual para uma sala de estar, focando em elementos de decoração sustentáveis.” 

“Preciso de um plano de renovação para uma cozinha com bancada, dando preferência a um estilo mais rústico e com uma parte da mobília fabricada de materiais reciclados.”

Ferramentas de design de interiores com IA

REMODELED.AI: a ferramenta de IA que vai transformar seus cômodos

A REMODELED.AI é uma ferramenta de IA que ajuda você a projetar e remodelar seus cômodos. Com ela, você pode criar designs personalizados e impressionantes sem esforço.

A ferramenta usa algoritmos avançados para analisar as dimensões, o layout e os móveis existentes do seu cômodo. Com essas informações, o modelo de IA é capaz de gerar designs que são compatíveis com o seu espaço e que atendam às suas necessidades.

RoomsGPT: design residencial com IA

O RoomsGPT é um aplicativo impulsionado por inteligência artificial (IA) especializada em design residencial para a formação de projetos personalizados.

Para utilizar a ferramenta basta carregar uma foto do espaço a ser mobiliado (seja para área construída ou decoração) e em seguida visualizar as sugestões geradas pela ferramenta a partir de suas preferências.

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Leia também:

Não encontrou aqui a sua ferramenta ou algum robô 🤖 que você curte? Mande uma mensagem para a gente: [email protected]

Rolar para cima