Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Roblox incorpora traduções em tempo real por meio de IA

A plataforma global e imersiva Roblox revelou uma nova ferramenta que realiza tradução automática do bate-papo entre usuários. Esta funcionalidade é alimentada por sua própria inteligência artificial (IA) e oferece suporte a 16 idiomas, incluindo o português.

O recurso foi introduzido pelo Roblox como uma forma de tornar mais acessíveis as interações entre os usuários, considerando que muitos falam idiomas diferentes nos bate-papos da plataforma. Durante as trocas de mensagens entre os jogadores, ao enviar uma mensagem (independente do idioma) o receptor vai receber a mesma em seu próprio idioma, e sua resposta também será automaticamente traduzida.

PUBLICIDADE

“Nosso modelo de linguagem personalizado é tão rápido que somos capazes de fazer traduções entre qualquer um dos 16 idiomas enquanto as pessoas ainda estão digitando, ajudando-as a se conectar em tempo real, não importa de onde sejam”, afirma Daniel Sturman, Líder Global de Tecnologia do Roblox.

“Graças à nossa tradução simultânea do chat, nós tornamos possível na Roblox algo que nem mesmo é possível no mundo real: permitir que as pessoas superem as barreiras linguísticas e se comuniquem perfeitamente umas com as outras em ambientes imersivos em 3D”, conclui Sturman.

Interações entre pessoas de diferentes países são comuns dentro da plataforma. Segundo a empresa, uma a cada três mensagens trocadas entre os jogadores precisam ser traduzidas. Dados coletados dos servidores de Roblox também revelam que, até o dia 31 de dezembro de 2023, o jogo contava com mais de 70 milhões de usuários conectados e interagindo todos os dias.

PUBLICIDADE

O serviço de tradução automática já está disponível aos usuários que utilizam o TextChatService, o sistema de bate-papo do Roblox.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima