Microsoft sugere o futuro da IA no Windows com um Copilot mais inteligente

A Microsoft começou a dar pistas de como integrará ainda mais recursos de inteligência artificial (IA) ao Windows 11, antecipando uma grande atualização do sistema operacional focada em IA.

A gigante do software iniciou os testes de uma “nova experiência” para o Copilot no Windows, que inclui um Copilot animado na barra de tarefas que aparece quando você copia texto ou imagens.

PUBLICIDADE

“O ícone do Copilot mudará de aparência e animará para indicar que o Copilot pode ajudar”, explica a Microsoft em um post no blog. “Quando você passa o mouse sobre o ícone do Copilot, ele fornecerá um menu de ações que você pode realizar, como resumir ou explicar o texto copiado.”

Você também será capaz de arrastar e soltar uma imagem no ícone do Copilot na barra de tarefas e inseri-la em um prompt. O Copilot pode então dizer o que há na imagem, e no futuro, ele até poderá ajudar a editar imagens.

Ao lado das alterações no Copilot, a Microsoft também confirmou que seu aplicativo Bloco de Notas (Notepad) receberá integração com a IA do Copilot em breve. Você poderá selecionar texto e clicar com o botão direito para “explicar com o Copiloto”. Ele decifrará texto, segmentos de código ou arquivos de log.

PUBLICIDADE

A Microsoft tem adicionado gradualmente mais recursos de IA ao Windows 11 nos últimos meses, incluindo o principal Copilot. Isso faz parte de um esforço mais amplo para posicionar o Copilot como a grande marca de inteligência artificial da Microsoft, tudo isso se preparando para uma grande atualização de recursos no Windows. A Microsoft deseja que 2024 seja “o ano do PC com IA” e já está adicionando uma tecla dedicada do Copilot aos teclados.

Intel, Qualcomm e outros têm sugerido uma “atualização” do Windows para 2024 focada em IA, mas a Microsoft ainda não confirmou oficialmente seus planos. “A coisa única do Copilot dentro do Windows é que ele pode estar ciente do contexto em que você está”, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e diretor de marketing de consumo da Microsoft “Ele pode entender as páginas, então pode fazer coisas mais ricas.”

Estamos começando a ver o Copilot se tornar mais consciente do contexto nas versões de teste mais recentes do Windows 11 da Microsoft, e a empresa também planeja aproveitar o hardware NPU que começou a ser embarcado em laptops com Windows recentemente.

PUBLICIDADE

Embora o Windows 12 tenha sido cogitado como a grande aposta da Microsoft na IA, parece que esse impulso fará parte de uma atualização do Windows 11 ainda este ano. A Microsoft se refere a esta atualização como “24H2”, a atualização de recursos anual que é lançada no segundo semestre de 2024. Provavelmente, ouviremos muito mais sobre os planos de IA da Microsoft no Windows nos próximos meses, à medida que a empresa continua a testar como está reformulando o Windows para o “ano do PC com IA”.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima