Créditos da imagem: Reprodução: Canva

Mina de cobre da Zâmbia alimentada por IA pode se tornar a terceira maior do mundo

A Zâmbia pode abrigar a terceira maior mina de cobre do mundo depois que uma startup apoiada pelo bilionário Bill Gates descobriu enormes depósitos do metal, disse o presidente do país.

A KoBold Metals, que usa inteligência artificial para explorar materiais essenciais para a transição para a energia verde, disse esta semana que sua descoberta no projeto Mingomba supera em muito as operações existentes no maior produtor, o Chile, em termos de grau de cobre.

PUBLICIDADE

“Não será apenas a maior mina da Zâmbia, mas será uma das maiores minas do mundo”, disse o Presidente Hakainde Hichilema numa entrevista nos arredores de Lusaka, a capital.

“Talvez uma das três maiores minas do mundo. Acreditamos que produzirá bem mais – quando estiver totalmente operacional – de 500.000 a 600.000 toneladas métricas.”

Escondida, no Chile, a maior mina de cobre do mundo, produziu mais de um milhão de toneladas métricas do metal no ano passado e Grasberg, na Indonésia, a segunda maior, cerca de 770.000 toneladas métricas em 2022.

PUBLICIDADE

A KoBold, cujos acionistas incluem a Breakthrough Energy Ventures – apoiada por Bill Gates e Jeff Bezos – bem como a T. Rowe Price Group Inc., a Bond Capital, a Andreesen Horowitz e a Equinor ASA, tem perfurado na sua licença zambiana há pouco mais de um ano.

A descoberta tem implicações “enormes” para a Zâmbia, disse Hichilema.

A produção total do metal no segundo maior produtor de cobre de África caiu para menos de 700 mil toneladas no ano passado. Uma nova operação que poderá quase duplicar esse valor proporcionará um impulso em direção à meta de Hichilema de elevar a produção nacional para três milhões de toneladas até 2031.

PUBLICIDADE

“Quando trazemos novas minas como essa significa que estamos avançando em direção aos três milhões de toneladas”, disse Hichilema.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima