Nightshade
Créditos da imagem: Reprodução/Nightshade

Nightshade: Ferramenta contra o plágio da IA atinge 250 mil downloads em 5 dias

Pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram o “Nightshade”, uma ferramenta que visa impedir que modelos de inteligência artificial (IA) usem obras de artistas sem permissão para fins de treinamento. Cinco dias após seu lançamento, a ferramenta já atingiu 250 mil downloads.

Adoção rápida

O Nightshade teve uma aceitação notável, com 250.000 downloads cinco dias após seu lançamento, indicando uma forte demanda entre os artistas para proteger suas criações contra treinamento não autorizado de inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Alcance global

A base de usuários do Nightshade se estende por todo o mundo, destacando o desafio universal que os artistas enfrentam para proteger seu trabalho da exploração da IA e o interesse global em soluções como o Nightshade.

Mecanismo operacional

O Nightshade altera as obras de arte em nível de pixel para enganar os algoritmos de IA, fazendo-os gerar resultados incorretos. Esta abordagem de “envenenamento” visa aumentar os custos associados à formação em dados não licenciados, impulsionando práticas de licenciamento adequadas.

As medidas proativas tomadas pelos investigadores e a recepção positiva da comunidade artística sugerem uma colaboração crescente entre tecnólogos e criadores. Esta parceria é essencial para o desenvolvimento de práticas éticas de IA que respeitem e protejam os direitos de propriedade intelectual.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima