Créditos da imagem: rawpixel.com / Benjamas

OpenAI realiza parceria para utilizar IA em pesquisas com robótica

A OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, a tecnologia de IA generativa que tem causado sensação no mundo, disse que está investindo na Figure, uma empresa da Califórnia que fabrica robôs para o ambiente de trabalho.

A OpenAI e a Figure também se unirão para desenvolver tecnologia de IA com o objetivo de ajudar os robôs a “processar e raciocinar a partir da linguagem”, anunciaram as empresas em um comunicado de imprensa.

PUBLICIDADE

Lançada em 2022, a Figure está construindo o que chama de “humanoides de propósito geral” que podem trabalhar ao lado das pessoas, além de realizar trabalhos perigosos ou desagradáveis. “Existem mais de 10 milhões de empregos inseguros ou indesejáveis apenas nos EUA, e uma população envelhecida tornará cada vez mais difícil para as empresas ampliarem suas forças de trabalho”, diz a empresa em seu site.

Outros players de destaque que se uniram à OpenAI para investir na Figure incluem Jeff Bezos (por meio da Bezos Expeditions, seu escritório de família), Intel, Microsoft e Nvidia, com a rodada de investimento de US$ 675 milhões anunciada na quinta-feira avaliando a empresa de robótica em US$ 2,6 bilhões.

A Figure é uma das várias empresas que desenvolvem robôs para trabalhar em armazéns, fábricas e outros ambientes industriais. A empresa anunciou em janeiro que havia fechado um acordo com a BMW para implantar robôs nas fábricas da montadora alemã, incluindo a instalação da empresa alemã em Spartanburg, Carolina do Sul.

PUBLICIDADE

“Nossa visão na Figure é trazer robôs humanoides para operações comerciais o mais rápido possível”, disse Brett Adcock, fundador e CEO da startup, em um comunicado sobre sua última rodada de financiamento. “Este investimento, combinado com nossa parceria com a OpenAI e a Microsoft, garante que estamos bem preparados para trazer a IA encarnada para o mundo e causar um impacto transformador na humanidade.”

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima