Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Pesquisa explora a integração industrial de IA; entenda

A inteligência artificial (IA) fez uma transição muito rápida da ficção científica para aplicações práticas, especialmente em setores industriais como manufatura, logística e varejo.

Um estudo publicado no International Journal of Technology Transfer and Commercialisation analisa o panorama da inteligência artificial (IA) e lança luz sobre sua evolução, implicações e desafios de integração em diferentes indústrias.

PUBLICIDADE

Em seu estudo, Ibrahim Saleem Alotaibi, do College of Administrative and Financial Sciences da Saudi Electronic University em Riyadh, Reino da Arábia Saudita, destaca uma mudança significativa impulsionada por tecnologias de IA como aprendizado de máquina e aprendizado profundo. As indústrias estão cada vez mais adotando a automação impulsionada por IA para atender às demandas do mercado e melhorar a eficiência operacional. No entanto, ele também demonstra que essa transição de abordagens convencionais apresenta diversos desafios em diferentes níveis.

Um desafio chave é a necessidade de investimento substancial e técnicos qualificados para implementar processos impulsionados por IA de forma eficaz. Além disso, existem preocupações com falhas de software, riscos de segurança cibernética e privacidade de dados que aumentam enormemente a complexidade do processo de integração. Além de questões técnicas, à medida que os arcabouços legais e regulatórios amadurecem, haverá questões sobre como as empresas devem cumprir as leis em torno da IA e sua implementação. Isso também exigirá muita consideração por parte das empresas, especialmente em regiões onde as leis associadas ao uso da IA coexistem com leis rigorosas de proteção de dados.

Em seu estudo, Alotaibi destaca o papel principal desempenhado pela China na adoção de ferramentas de IA, especialmente na manufatura e logística. Apesar de sua rápida adoção de tecnologias de IA, ainda há muitas perguntas sobre a sustentabilidade, dada a necessidade de recursos computacionais para treinar e executar as ferramentas de IA mais poderosas. Naturalmente, essa questão se apresentará eventualmente a todas as regiões que utilizam IA de alto nível em todas as indústrias.

PUBLICIDADE

À medida que as empresas navegam pelas complexidades da integração de IA, a implantação responsável se torna crucial. Aqueles envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso de ferramentas de IA devem priorizar a avaliação de riscos, arcabouços éticos e abordagens colaborativas para enfrentar os desafios técnicos, sociais e regulatórios que a adoção cada vez mais difundida de IA trará.

Mesmo evitando o exagero, a IA oferece muitas oportunidades incríveis para inovação e eficiência em várias indústrias. Sua integração mais ampla, no entanto, requer consideração cuidadosa das implicações e dos desafios apresentados. A pesquisa de Alotaibi enfatiza a importância de adotar uma abordagem ponderada e inclusiva para realizar todo o potencial da IA e mitigar os riscos associados ao seu uso.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima