Créditos da imagem: Reprodução/Figure

Robô humanóide aprendeu a fazer café assistindo a vídeos; veja

Um robô aprendeu a preparar uma xícara de café apenas assistindo ao vídeo de um humano fazendo isso. É difícil de acreditar, mas realmente aconteceu. Graças a um avanço da inteligência artificial (IA), os robô podem agora observar e aprender com os humanos, tal como nós.

A empresa por trás dessa inovação é a Figure, que desenvolveu um robô humanóide de corpo inteiro chamado Figure-01. Este robô de IA pode andar, falar e interagir com o ambiente, além de aprender novas habilidades assistindo a vídeos.

PUBLICIDADE

Como o robô conseguiu fazer uma xícara de café?

A demonstração aconteceu na sede da Figure em São Francisco, nos EUA, onde um humano pediu à Figure-01 que lhe preparasse um café. O robô respondeu com um alegre “Claro, posso fazer isso!” e segui para a máquina Keurig.

O robô já havia assistido a um vídeo de um humano fazendo café na mesma máquina e aprendeu a imitar suas ações. Utilizou o seu sistema de visão para reconhecer a máquina e as suas peças, e o seu sistema de planejamento para coordenar os seus movimentos.

Ele abriu a escotilha, inseriu a cápsula, fechou a escotilha e apertou o botão sozinho. Em seguida, esperou que o café ficasse pronto e deixou o próprio humano pegar a xícara cheia da máquina.

PUBLICIDADE

Todo o processo demorou menos de um minuto e o robô não precisou de nenhuma assistência ou orientação humana. Conseguiu realizar a tarefa de forma autônoma, utilizando apenas o vídeo como referência. Este é um exemplo de inteligência artificial ponta a ponta, onde as redes neurais captam vídeos e saem de trajetórias.

O que isso significa para IA e robótica?

A demonstração não foi apenas impressionante, mas também significativa e impactante.  Ela mostrou que o Figure-01 adicionou uma nova ação autônoma à sua biblioteca, que pode ser transferida para qualquer outro robô Figure rodando no mesmo sistema por meio de aprendizado.

Isto significa que se um robô aprende algo novo, todos os outros robôs também podem aprender, sem terem que assistir ao vídeo. Isso torna o processo de aprendizagem mais rápido e eficiente e permite que os robôs compartilhem seus conhecimentos e habilidades entre si.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

Rolar para cima