Créditos da imagem: Getty Images via AFP

OpenAI reintegra o CEO Sam Altman no conselho após demissão e recontratação

A OpenAI revelou na sexta-feira (8) que o CEO, Sam Altman, retornará ao conselho de administração da empresa – e disse que tem “total confiança” em sua liderança depois de encerrar uma investigação secreta sobre as circunstâncias que levaram à sua demissão em novembro do ano passado.

O retorno surpresa de Altman, é uma das várias adições ao conselho reestruturado da organização sem fins lucrativos que supervisiona a OpenAI. Os outros novos diretores do conselho são Sue Desmond-Hellmann, ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates; Nicole Seligman, ex-conselheira geral da Sony e Fidji Simo, CEO da Instacart.

PUBLICIDADE

O conselho da OpenAI agora consiste em um total de sete pessoas, com membros atuais incluindo Taylor, o ex-secretário do Tesouro Larry Summers e o CEO do Quora Adam D’Angelo. A Microsoft tem um assento de observador sem direito a voto.

A fabricante do ChatGPT mergulhou no caos pouco antes do Dia de Ação de Graças do ano passado, quando a iteração anterior do conselho demitiu Altman por não ser “consistentemente sincero em suas comunicações”.

Quando Altman finalmente retornou, o conselho renovado da OpenAI contratou o escritório de advocacia WilmerHale para investigar o incidente. Três membros do conselho envolvidos na demissão de Altman – Helen Toner, Tasha McCauley e Ilya Sutskever – saíram quando ele voltou ao cargo de CEO.

PUBLICIDADE

Um resumo da análise do escritório de advocacia citou uma “quebra de confiança entre o conselho anterior e o Sr. Altman” antes de sua demissão.

“Depois de analisar as conclusões do WilmerHale, o Comitê Especial recomendou a todo o Conselho que endossasse a decisão de 21 de novembro de recontratar o Sr. Altman e o Sr. Brockman”, disse a OpenAI em um comunicado.

 “Com conhecimento das conclusões da revisão, o Comitê Especial expressou sua total confiança na liderança contínua do Sr. Altman e do Sr. Brockman na OpenAI.”

PUBLICIDADE

O vago comunicado observou que a disputa entre Altman e ex-membros do conselho não estava relacionada a preocupações sobre a segurança da pesquisa avançada de IA da OpenAI.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima