Washington Post lança chatbot de IA para responder perguntas sobre clima
Créditos da imagem: Curto News/Bing AI Creator

Washington Post lança chatbot de IA para responder perguntas sobre clima

O Washington Post está integrando um novo chatbot de inteligência artificial (IA) focado no clima em sua página inicial, aplicativo e artigos. A ferramenta experimental, chamada Climate Answers (Respostas sobre Clima), usará a ampla cobertura do jornal para responder a perguntas sobre mudanças climáticas, meio ambiente, energia sustentável e muito mais.

PUBLICIDADE

Imagine poder perguntar ao chatbot: “Devo instalar painéis solares em casa?” ou “Em quais regiões dos EUA o nível do mar está subindo mais rápido?”. Assim como outros chatbots de IA, o Climate Answers fornecerá um resumo baseado nas informações com as quais foi treinado. No caso, ele usa artigos da seção de clima do Washington Post, desde o lançamento em 2016.

“Temos muita reportagem inovadora e original”, disse Vineet Khosla, diretor de tecnologia do Washington Post, em entrevista ao The Verge. “Em algum lugar, nos anos e anos de reportagens ricas em dados que produzimos, a resposta está enterrada em um dos nossos textos.”

Abaixo da resposta, você encontrará links para os artigos usados pelo chatbot, juntamente com o trecho específico de onde ele extraiu a informação. A ferramenta é baseada em um modelo de linguagem grande da OpenAI, mas o Washington Post também está testando modelos de IA da Mistral e do Llama da Meta.

PUBLICIDADE

Preocupado com desinformação? Khosla afirma que o Climate Answers não responderá perguntas para as quais não tem a resposta. “Ao contrário de outros serviços de perguntas e respostas, estamos realmente baseando isso em jornalismo verificado”, disse Khosla. “Se não sabemos a resposta, prefiro dizer ‘não sei’ do que inventar uma”.

O Washington Post não é o único veículo de notícias que usa seu arquivo para alimentar um chatbot de IA. Em março, o Financial Times começou a testar o Ask FT, um chatbot que permite a assinantes obter respostas sobre tópicos relacionados à cobertura do jornal. Outras editoras, como News Corp, Axel Springer, Dotdash Meredith e a empresa-mãe do The Verge, a Vox Media, firmaram parcerias de licenciamento com a OpenAI.

O Washington Post vem gradualmente ampliando o uso de IA. De acordo com Khosla, o jornal também implementou resumos baseados em IA para alguns artigos. Embora o novo chatbot seja capaz de lidar apenas com questões relacionadas ao clima por enquanto, Khosla não descarta a possibilidade de expandi-lo para outros temas cobertos pelo jornal. “Esperamos que esse experimento se estenda e abranja tudo o que o Washington Post faz”, disse Khosla.

PUBLICIDADE

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima