Des-29-aspect-ratio-930-440
Newsverso

Como alugar um terreno virtual no metaverso de Decentraland?

1-jan 10:27
3 min

Recentemente, o Newsverso noticiou que o Decentraland passou a possibilitar o aluguel de propriedades dentro da plataforma. Um avanço, já que antes só era possível a compra e venda. No entanto, esses novos negócios da web3 e metaverso ainda são confusos para a maioria de nós. Conversamos com Ignacio Mazzara, gerente de engenharia do Decentraland, para entender detalhes de como seria um contrato de locação de posse no metaverso. Confira!

O Newsverso entrevistou o chefe de engenharia da plataforma para entender em detalhes como funcionam as negociações em Decentraland

De acordo com o responsável técnico pelos aluguéis na plataforma, as negociações de aluguel de propriedades funcionam de forma segura. A partir da tecnologia do blockchain, tudo é feito por meio de moedas digitais. Num bate bola rápido, perguntamos sobre três tópicos: 

1- Quem aluga uma propriedade em Decentraland, o que pode fazer com ela? Há alguma limitação?

Uma vez alugado o terreno, ele é transferido para o contrato inteligente de aluguel. O locador não poderá usá-lo até que o aluguel termine. O Locatário (pessoa que paga o aluguel) pode definir um operador, que pode ser a mesma pessoa ou outro endereço. O operador tem apenas controle sobre o LAND em termos de implantação de cena. O operador pode criar uma nova cena simples (construção) usando o Scene Builder.

2- A documentação dos contratos de locação está totalmente segura? Há questões a serem discutidas ou você acredita que não haverá problemas nas negociações?

Não há negociações envolvidas na plataforma ou no Contrato Inteligente. O dono do terreno cria um anúncio para arrendar os lotes que pretende. O proprietário define o preço por dia e a quantidade de dias que deseja que seu terreno esteja disponível para aluguel.

Depois de publicado, qualquer pessoa pode entrar no Marketplace, encontrar o LAND que achar melhor para si e ver as opções de preço e duração. Em seguida, eles podem selecionar a duração e ver o preço final para todo o período de aluguel. Eles pagam antecipadamente (em Ethereum MANA), esse MANA vai para os LAND Owners (menos 2,5% que vai para o DAO) e o LAND para o Rent Smart Contract.

O Rent Smart Contract (documento de aluguel) detém o LAND e dá permissão ao operador para o endereço definido pelo locatário. Terminado o período de aluguel, o proprietário do LAND deve reivindicar seu LAND do Contrato Inteligente. O terreno só será devolvido ao proprietário após o término efetivo do aluguel.

3- Os aluguéis são baseados no MANA – moeda virtual da plataforma – como são estabelecidas as regras contratuais. O pagamento do aluguel é feito mensalmente ou anualmente?

Sim, Ethereum MANA para ser exato. Também lidamos com o Polygon MANA no Marketplace para comprar e venderitens. Ethereum MANA é usado para LAND e NAMES, que são ativos que vivem na blockchain Ethereum. Por enquanto, todos os pagamentos são feitos integralmente e à vista.

Como explicamos aqui no Newsverso, as regras de uso e convivência do Decentraland são baseadas em uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO), desse modo, todos os proprietários de bens na plataforma têm direito a decisões dentro do metaverso.

A plataforma Decentraland é uma das mais populares do metaverso. Antes, a opção de aluguel de propriedades só era disponibilizada a administradores. Mas agora fica disponível para qualquer usuário que possua LAND – a propriedade virtual.


Conheça Decentraland, plataforma que possibilita compra e venda de terrenos no metaverso