afp.com-20210604-PH-GTY-1321769735-highres-scaled-aspect-ratio-930-440
Newsverso

Como faço para entrar no metaverso?

19-nov 21:17
4 min
Créditos da imagem: Getty Images via AFP

Desde o ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou investimentos bilionários no metaverso, todos os olhares atentos à tecnologia se voltaram a uma possível nova era da internet. De lá para cá, além do dono da Meta – controladora do Facebook e Instagram – outros fortes nomes do setor mergulharam de cabeça na aposta da Web 3.0. Mas nem todo mundo ainda entendeu a dimensão dessa nova proposta de universo, por isso se você caiu de paraquedas aqui e ainda se pergunta o que é o tal do metaverso, entenda de maneira prática e rápida como acessar os infinitos mundos que a internet propõe.

Plataformas do metaverso podem ser acessadas por smartphones, computadores ou consoles

No vídeo as pessoas exploram o mundo da moda através da realidade virtual.

Em resumo, você consegue, apenas com um aparelho conectado a internet, mergulhar em um ambiente realista e interativo paralelamente à vida real. A ideia é que você consiga se divertir, trabalhar, estudar e até comprar e vender no metaverso.

É necessário que todos entendam que o metaverso não se trata de um ambiente em específico, e sim de uma infinidade de mundos e atividades em realidades paralelas ao que vivemos. Logo, o metaverso se trata de um conceito.

Por lá a economia é baseada em dinheiro virtual, e o desenvolvimento das plataformas acontece de forma descentralizada. Desse modo, imagine o mundo em que já vivemos mas sem as limitações físicas que são impostas aqui. 

Como faço para acessar o metaverso?

Agora que você já sabe que o metaverso é um conceito que não se limita a apenas uma plataforma ou a um universo, é necessário entender que o grande objetivo dos apostadores da tecnologia é que ela seja acessível e que todos os usuários da internet no planeta possam entrar, e ter seus avatares dentro de alguns desses “mundos”.  

No metaverso é possível se conectar com qualquer pessoa de qualquer lugar

Apesar de existirem ferramentas que aperfeiçoem a experiência do metaverso, como óculos de realidade virtual e computadores potentes, você pode acessar as plataformas usando seu próprio celular. No entanto, a ideia dos entusiastas do metaverso é adequar cada vez mais produtos que agreguem na experiência do usuário, fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo dentro das plataformas – levando em consideração que existem “mundos” mais complexos ou que só podem ser acessados pagando. 

Escolha uma plataforma para vivenciar o metaverso

Para se inserir no metaverso você deve escolher o ambiente virtual que mais se identifica. Pelo menos nesse pontapé inicial. Um dos mais populares e acessíveis para essa primeira imersão é o Roblox.

O Roblox, por exemplo, é um game que pode ser baixado em desktop e celular.  Criado em 2006, foi uma das primeiras plataformas a simular a vida real em um mundo aberto.

Com um design simples e com uma jogabilidade descomplicada, o jogo atraiu primeiro o público mais jovem, contudo, hoje em dia a plataforma já é alvo de grandes empresas.

Como fazer download de Roblox pelo celular

Você pode conferir tudo que o Roblox oferece através da loja de aplicativos de seu smartphone ou baixando no seu computador. 

No smartphone você também pode ter uma noção de como é o metaverso através do Spatial, que possui ambientes diversos e pode ser acessado de forma simples.

O Spatial é um exemplo de ambiente do metaverso disponível no celular e PC

Outras plataformas populares são o Sandbox e o Decentraland, mas ambos requisitam um desktop para acesso. O Sandbox ainda solicita a criação de uma carteira digital para entrar no ambiente e cobra um valor para acesso. 

Para quem é nostálgico, vale mergulhar no Minecraft, o famoso universo dos personagens quadrados, um dos pioneiros do metaverso.  Outras opções são o Fortnite, GTA e The Sims, que estão disponíveis para PC e console.

Plataformas do metaverso

Outro ambiente para ficar de olho é o Horizon Worlds, do Facebook. A plataforma de realidade virtual da Meta é a principal aposta de Zuckerberg para o metaverso. No entanto, entusiastas do Brasil ainda terão que aguardar para ter a experiência do Horizon, já que o aplicativo ainda não está disponível por aqui.

Crie seu avatar no metaverso

Após escolher a plataforma que mais te agrada, é hora de projetar seu avatar. O avatar é a sua representação no metaverso. Lá você pode ser como quiser. Nos ambientes virtuais você pode se auto customizar gratuitamente ou investindo em peças exclusivas, um dos modelos de negócio do metaverso.

Meta trabalha na popularização do metaverso disponibilizando a customização de avatares nas redes sociais | Meta Reprodução

Após a escolha do avatar é só acessar o mundo virtual que deseja e explorar tudo que o ambiente oferece. Em alguns você pode voar, em outros pode frequentar festas e até comprar e vender propriedades, igualzinho a vida real. 

Aventure-se no metaverso

Antes de pensar no metaverso como algo futurista e fora da realidade, tente experimentar o que a tecnologia propõe, mesmo que de forma superficial. Se fizer sentido, invista, aprenda e aprimore suas experiências.

Veja também: