u3ztpi5ufd8-aspect-ratio-930-440
Newsverso

Mercedes-Benz quer usar o metaverso na produção de veículos

6-jan 8:10
2 min

A gigante do ramo automobilístico anunciou durante a Consumer Electronics Show 2023 (CES), que está acontecendo em Las Vegas, seu próximo passo no processo de produção de carros. De acordo com a empresa, as fábricas da Mercedes devem ser revolucionadas pela industrialização digital e a adoção da realidade virtual em seus projetos, incluindo parceria com a empresa de tecnologia em realidade virtual NVIDIA.

Utilizando como base a plataforma NVIDIA Omniverse, que faz produz aplicações metaversonicas em 3D, a Mercedes visa criar ciclos inteligentes em realidade virtual para diminuir o desperdício no processo produtivo. 

A partir do auxílio da NVIDIA, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Mercedes vai buscar a diminuição do consumo de energia e melhorar a qualidade de seus produtos. 

(Reprodução Nvidia)

A tecnologia de realidade virtual do Omniverse funciona da seguinte forma: a partir de gêmeos digitais, representações reais do carro no ambiente virtual, desenvolvedores e projetistas poderão explorar todas as possibilidades nos automóveis sem precisar desmontar uma peça na fábrica física. 



Desse modo, desde a concepção do carro, no design, até aspectos complexos da engenharia podem ser discutidos e solucionados através das plataformas de realidade virtual. 

O interesse da empresa alemã nas tecnologias de realidade virtual e metaverso não são de hoje. Recentemente, no Newsverso, noticiamos que a Mercedes fez um pedido de registro de patente nos EUA para explorar o metaverso e o mercado de NFTs.