Des-46-aspect-ratio-930-440
Newsverso

O que é um gêmeo digital? | Glossário Newsverso

2-jan 13:00
3 min

Você já ouviu falar no termo “gêmeo digital”? Se ainda não, pode ter certeza que vai ouvir nos próximos anos. Com o aprimoramento da web3 e o avanço do metaverso, a indústria passa a ser uma grande interessada na tecnologia. Apesar do gêmeo digital poder ser usado no entretenimento através dos avatares, é no metaverso industrial que a tecnologia se destaca. Entenda o que significa e como os gêmeos digitais podem ser aderidos.

Em resumo, um gêmeo digital é uma réplica de um objeto ou processo real representada em realidade virtual. Na gringa, também conhecido como digital twin, o gêmeo digital auxilia no processo industrial pois, em tese, dispensa a necessidade de peças ou sistemas no mundo físico. Com os óculos de realidade virtual ou um desktop, o operador pode visualizar, interagir e tomar decisões sobre o desenvolvimento.

Gêmeo digital é uma alternativa para a indústria

Como exemplo, usaremos a produção de um carro. Suponha que você é um engenheiro e está tentando solucionar o problema de uma pela de um veículo; no entanto, desmontar o carro para visualizar o problema pode ser custoso. Com a realidade virtual, e um gêmeo digital do carro no ambiente, o profissional pode selecionar a parte que deseja observar e enxergar a inconformidade numa peça ou processo. 

Ao fim, você desvendou o problema, encontrou uma solução, e vai conseguir replicar isso em massa sem precisar desmontar um veículo sequer. Com a evolução dos processos e sistemas, vai ser possível também visualizar o histórico dos componentes além de cálculos matemáticos automatizados. E se você quiser explicar como chegou a determinado resultado a alguém, não vai precisar explicar nem desenhar: a realidade virtual mostrará por você.

Para o entretenimento, os gêmeos digitais também podem ser úteis. Você pode se construir dentro do metaverso através do seu avatar. Como já se sabe, no metaverso não existem limites físicos que nos impossibilitam de fazer muitas coisas; dessa forma, é possível testar várias possibilidades e até ser mais aventureiro. 

Gêmeo digital em realidade virtual para a medicina

O gêmeo digital, além de já estar presente no âmbito industrial e provocar a curiosidade de todos sobre as diversas possibilidades, pode salvar vidas na saúde. Recentemente publicamos aqui no Newsverso uma entrevista com o CEO de uma startup brasileira responsável por aplicar a dinâmica do metaverso na medicina. 

Qual o diferencial da realidade virtual na saúde? Assim como os gêmeos virtuais, órgãos humanos e até problemas complexos podem ser replicados na realidade virtual. Sem precisar fazer um corte num paciente, o problema vai poder ser visualizado e a solução poderá ser discutida.


O Glossário do Newsverso tem o objetivo de simplificar a compreensão da web3 e metaverso.