image-30-aspect-ratio-930-440
Newsverso

Spatial: conheça a plataforma do metaverso que pode ser acessada através de um smartphone

23-nov 13:35
2 min

Como o Newsverso já explicou, o metaverso não se trata de um mundo em específico ou de apenas um ambiente. Existe um leque de possibilidades a partir da realidade virtual. Na web3.0 tem plataformas mais simples de entrar, outras mais complexas, mas todas com alguma particularidade. Vamos apresentar aqui a Spatial, plataforma disponível em smartphone e desktop que possibilita desde salas de reunião e grupos de estudo até exposições artísticas – através do metaverso – de forma simples e descomplicada.

Dentro da plataforma você consegue participar de reuniões, apresentar projetos e até curtir festas, tudo na palma da mão

O Newsverso visitou um ambiente que apresenta um hall com estrelas do cinema internacional. Ele permite que você seja redirecionado a página biográfica do artista no Wikipédia. Confira o rolê:

Assim como grande parte das plataformas de realidade virtual e experiências imersivas, a Spatial já existia bem antes do conceito de metaverso. Criada em 2015, a plataforma já contou com muitas atualizações. A partir da popularização da ideia de metaverso ela passou a ganhar ainda mais notoriedade. Um dos fatores que mais atrai para o aplicativo é o fato de ter fácil acesso, já que qualquer pessoa pode entrar nos espaços disponibilizados lá apenas com um celular e acesso a internet.

Veja também: o que é o metaverso

A plataforma possibilita reuniões e até apresentações de projetos no metaverso

O Spatial possibilita que você crie ou se reúna em espaços com pessoas de qualquer lugar do planeta. A partir de lá, com seu avatar, você pode entrar em reuniões, espelhar arquivos no metaverso e ainda conversar por voz com os presentes no ambiente. É como se fosse uma sala do Zoom, só que mais lúdica. Modelos 3D, imagens, documentos, vídeos, tudo pode ser acessado de dentro do Spatial. 

No navegador, ao acessar o site da plataforma, você pode entrar em diversos ambientes.

Apesar dos equipamentos mais sofisticados aprimorarem a experiência dentro do Spatial, como os óculos VR, a plataforma não obriga e nem exige grandes aquisições para oferecer experiências aos usuários. Nos ambientes virtuais oferecidos pelo aplicativo, as experiências vão desde a exibição de vídeos, o acontecimento de eventos além de contar com artifícios da realidade virtual bem próximos do que a Meta quer oferecer.