308760692_786558699243758_5032811257203234818_n-aspect-ratio-930-440
😷 Curto Saúde

O que é infecção pulmonar, doença que afeta o vocalista do Coldplay

4-out 21:11
2 min

Tosse seca ou com secreção, febre alta e persistente, perda de apetite e dores de cabeça são alguns dos sintomas da doença que afeta o cantor Chris Martin, que anunciou nesta terça-feira (4) uma infecção pulmonar. Os shows do Coldplay para o mês de outubro em São Paulo e no Rio de Janeiro foram adiados.

Infecção pulmonar acontece “quando um micro-organismo – geralmente bactérias ou vírus – se prolifera no pulmão, causando uma inflamação local. Isso pode progredir até causar o funcionamento inadequado do sistema respiratório, levando à falta de ar e, em casos mais graves, à insuficiência respiratória”, explica o médico pneumologista Rogério Souza, do Fleury Medicina e Saúde.

A infecção pulmonar acontece por dois principais fatores: a exposição a micro-organismos e a diminuição das defesas do corpo. De acordo com o especialista, as causas ocorrem em função da presença de outras doenças, tratamentos médicos e em situações agudas de estresse.

Nas redes socias, fãs comentam sobre a chuva forte que a banda Coldplay tomou recentemente, no Rock in Rio:

Tratamento

“Utilizam-se medicamentos com ação direta contra estes micro-organismos, ou seja, antibióticos ou antivirais, respectivamente”, explica o pneumologista Rogério Souza.

Rogério ainda pontua que o tratamento tem uma resolução rápida, entretanto, é preciso que o paciente sega as orientações médicas para a recuperação completa das funções pulmonares. “A resposta inicial ao tratamento começa entre 24 e 72 horas, mas a recuperação total pode levar de 3 a 4 semanas, em média. Casos mais graves, que levam à insuficiência respiratória, podem ter recuperação ainda mais lenta”.

Fonte: Estadão Conteúdo

Veja também: