Xuxin Cheng on X
Créditos da imagem: Xuxin Cheng on X

Open-TeleVision: Controlando robôs à distância como em “Avatar”

Pesquisadores da UC San Diego e do MIT acabam de apresentar o Open-TeleVision, um sistema de teleoperação open-source que permite controlar robôs a milhares de quilômetros de distância, similar ao que vemos no filme “Avatar”.

PUBLICIDADE

Detalhes do Open-TeleVision
  • Acessibilidade: O sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo com navegador web, incluindo óculos de realidade virtual (VR), possibilitando a teleoperação de robôs de qualquer lugar.
  • Visão realista: O Open-TeleVision oferece transmissão de vídeo estéreo em tempo real, permitindo a percepção de profundidade e a manipulação precisa de objetos complexos.
  • Controle intuitivo: Um sistema de pescoço ativo com cinemática inversa permite o controle intuitivo dos movimentos da cabeça do robô, espelhando as ações do operador.
  • Código aberto: O sistema é totalmente open-source, possibilitando que outros pesquisadores acessem o código-fonte e contribuam para seu desenvolvimento.
Por que isso é importante

Desenvolvimentos tecnológicos como o Open-TeleVision reduzem a distância entre as limitações atuais da inteligência artificial (IA) e a autonomia completa de robôs humanoides. Isso permite aplicações práticas mais imediatas, pavimentando o caminho para um futuro onde esses robôs se tornem totalmente independentes.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima