Urna eletrônica
🇧🇷 Curto Brasil

Últimas pesquisas para Presidência: Exame/Ideia registra Lula com 49% e Bolsonaro com 38%

28-set 11:25
13 min
Créditos da imagem: Reprodução/Flickr

Acompanhe as pesquisas de intenções de voto mais recentes, registradas no TSE e publicadas a partir de 15/08.

29 de setembro

28 de setembro

26 de setembro

19 de setembro

Ipec

BTG/FSB

14 de setembro

12 de setembro

BTG/FSB

A pesquisa BTG/FSB sobre a disputa presidencial divulgada nesta segunda-feira (12) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 41% das intenções de voto, seguindo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 35%.

Na pesquisa anterior, realizada no dia 5 de setembro, Lula tinha 42% e Bolsonaro 34%.

O candidato Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empataram dentro da margem de erro.

O levantamento entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 9 e 11 de setembro e foi contratado pelo banco BTG Pactual. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-06321/2022.

9 de setembro

Datafolha

A pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial divulgada nesta sexta-feira (9) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Na pesquisa anterior, realizada no dia 1º de setembro, Lula tinha os mesmos 45% e Bolsonaro, 32%.

Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 9% para 7%, e Simone Tebet (MDB) ficou estável nos 5%. Assim, ambos agora estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 cidades, em trabalho encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo. A pesquisa está registrada sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

7 de setembro

PoderData

A pesquisa PoderData sobre as eleições presidenciais divulgada nesta quarta-feira (7) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança no primeiro turno com 43% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 37%.

A pesquisa foi divulgada encomendada pelo site Poder360 . O resultado é semelhante ao da pesquisa anterior, com variação de um ponto para baixo, no caso de Lula, e de um ponto para cima, para Bolsonaro.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na disputa com 8%, seguido por Simone Tebet (MDB) que apresentou 5%.

Votos brancos e nulos foram 3%, não sabem em quem votar 2%.

Detalhes da pesquisa

O PoderData ouviu 3.500 eleitores entre os dias 4 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-03760/2022.

Genial/Quaest

A pesquisa Genial/Quaest mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral, com 44% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições. O segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 34%. Enquanto Lula se manteve estável em relação ao último levantamento da empresa, o chefe do Executivo oscilou 2 pontos percentuais para cima.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

O 3º colocado, Ciro Gomes (PDT), variou 1 ponto para baixo e tem 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) subiu 1 ponto, ficando com 4%.

Os eleitores que declaram voto em branco ou nulo somaram 5% e os que ainda não escolheram um candidato são 4%, de acordo com o levantamento.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 1º e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00807/2022.

05 de setembro

Globo/Ipec

Divulgada nesta segunda-feira (5), a pesquisa encomendada pela TV Globo e feita pelo Ipec mostra o petista Luiz Inácio Lula da Silva tem 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31%. No último levantamento feito pelo Ipec no fim de agosto, Lula marcava o mesmo percentual, enquanto que Bolsonaro tinha 32%.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Ciro Gomes (PDT) permanece em terceiro lugar na preferência do eleitorado, com 8% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação ao levantamento anterior do Ipec. Felipe D’avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) estão empatados com 1% cada. Brancos e nulos somam 6% e os que não sabem ou não quiseram responder são 5%.  

Detalhes da pesquisa

O Ipec ouviu 2.512 eleitores entre os dias 02 de setembro e 04 de setembro. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00922/2022.

FSB/BTG

Divulgada nesta segunda-feira (5), a pesquisa encomendada pelo Banco BTG e feita pelo Instituto FSB aponta que o ex-presidente Lula (PT) permanece na liderança com 42% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro ficou com 34%. Em relação à pesquisa anterior, de 29 de agosto, Lula oscilou um ponto para baixo dos 43%, e Bolsonaro oscilou dois pontos, já que tinha 36%.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Ciro Gomes (PDT) foi para 8%, antes estava com 9%. Simone Tebet (MDB) registrou 6% a mais do que os 4% anterior. Soraya Thronicke (União Brasil), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) marcaram 1%, enquanto os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos, ou que não souberam responder foram 16%.

Detalhes da pesquisa

O FSB ouviu 2 mil pessoas entre os dias 02 de setembro e 04 de setembro. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-01786/2022.

01 de setembro

Datafolha

O levantamento mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

Em relação à pesquisa anterior (18 de agosto), Lula oscilou dois pontos para baixo (de 47% para 45%) e Bolsonaro se manteve estável (32%).

Este é o primeiro Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito e após o debate entre candidatos na Band TV (Folha de S.Paulo, TV Cultura e UOL).

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

 Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para cima (7 para 9%) e Simone Tebet cresceu três pontos percentuais (2 para 5%). A candidata do MDB foi a única presidenciável a oscilar para além da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato, somaram 4% (eram 6% na pesquisa anterior). Não sabe em quem votar, 2%, mesmo percentual aferido no último levantamento. 

Detalhes da pesquisa

O Datafolha ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022

Ciro Gomes do PDT (9%) e Simone Tebet do MDB (5%) oscilaram para cima.

31 de agosto

Genial/Quest

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa em primeiro turno, com 44% e 32% respectivamente.

Os dois primeiros colocados oscilaram um ponto desde o último levantamento Genial/Quaest, portanto o cenário é de estabilidade. Esta é a primeira pesquisa Genial/Quaest após as sabatinas dos presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo.

Ainda de acordo com o levantamento, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, com 8%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Ávila (Novo) somaram 1%. Os demais presidenciáveis não pontuaram. 

Os indecisos somaram 6%. Votos em brancos e nulos foram 5%.

Detalhes da pesquisa

O levantamento da Genial/Quaest ouviu 2 mil entre os dias 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral: BR-00585/2022

29 de agosto

Globo/Ipec

Encomendado pela TV Globo, o levantamento Ipec divulgado nesta segunda-feira (29) mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando a preferência do eleitorado com 44% das intenções de voto para o primeiro turno. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), segue em segundo lugar, com 32% .

Os dois primeiros colocados no levantamento têm exatamente o mesmo índice apresentado na última pesquisa feita pelo Ipec, em 15 de agosto.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Ciro Gomes (PDT) permanece em terceiro lugar em intenções de voto, com 7%. Simone Tebet (MDB) vem na sequência com 3%, e Felipe d’Avila (Novo) aparece com 1%. 

Votos brancos e nulos somam 7%. Não sabe em quem votar ou não respondeu ao questionário são 6%.

Detalhes da pesquisa

O levantamento  ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. 

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa está  registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) : BR-01979/2022.

FSB/BTG

A diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou em 2 pontos para baixo – no limite da margem de erro – em relação ao último levantamento feito pelo Instituto FSB . Lula tem agora 43%. Bolsonaro mantém 36%.

Em 22 de agosto, Lula apresentava 45% das intenções de voto e Bolsonaro já aparecia com 36% da preferência do eleitorado.

A diferença de nove pontos entre os candidatos cai para sete, agora.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

O candidato Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar (9%) e apresentou oscilação para cima, de 3 pontos percentuais. Simone Tebet (MDB) também oscilou na preferência do eleitorado, de acordo com o levantamento, de 3% para 4%.

Outros candidatos na disputa também pontuaram: Vera Lúcia (PSTU) teve 1% e Felipe D’ávila (NOVO) também (1%).

3% dos entrevistados não souberam responder, e 4% disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de agosto de 2022, com 1.500 pessoas por telefone.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral : BR-08934/2022

24 de agosto

Ideia/Exame

O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento, chegando a 36%. O crescimento diminui a diferença dele para o primeiro colocado na preferência do eleitorado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente Lula permanece estável, com 44% das intenções de voto.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

O candidato Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 9% das intenções de voto, e Simone Tebet (MDB) na sequência com 4%.Os dois concorrentes mantiveram os percentuais de preferência da Pesquisa Exame/Idea de julho.

Os demais candidatos na disputa também pontuaram: Vera Lúcia (PSTU) teve 1% e Felipe D’ávila (NOVO) também (1%).

3% dos entrevistados não souberam responder, e 2% disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos.

Detalhes da pesquisa

O Ideia ouviu 1.500 pessoas pelo telefone entre 19 e 24 de agosto, na sequência das entrevistas feitas pelo Jornal Nacional com os candidatos Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral : BR-02405/2022.

18 de agosto

Datafolha

O ex-presidente Lula lidera a preferência do eleitorado com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.

Lula manteve o percentual apresentado no último levantamento, feito na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil). Bolsonaro avançou 3 pontos em relação ao último levantamento.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%.

Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Voto em branco, nulo ou “nenhum” dos candidatos somaram 6%. Não sabem, são 2%.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo em parceria com o jorna Folha de S.Paulo e ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios, de terça-feira (16) até esta quinta-feira (18)

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral : BR-09404/2022

17 de agosto

Genial/Quaest 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa em primeiro turno, com 45% a 33%.

O cenário envolve dez candidaturas. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%.​

Na simulação feita para o segundo turno, Lula venceria com 51% dos votos, contra 38% do atual presidente.

Demais candidatos, brancos, nulos e indecisos

Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (Democracia Cristã), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) não pontuaram na pesquisa Quaest.

Os indecisos somaram 6%, votos em branco ou nulo foram 6%.

Detalhes da pesquisa

O levantamento da Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral : BR-01167/2022. Você pode consultar todas as pesquisas registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral

​A pesquisa da Quaest é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial. 

15 de agosto

Globo/Ipec

O petista Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida em primeiro turno com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

Na sequência, aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 2%.

Demais candidatos, brancos nulos e indecisos

Vera Lúcia (PSTU) apareceu nesta pesquisa com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.

Votos  brancos e nulos somaram 8% dos entrevistados, e 7% não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.

Detalhes da pesquisa

O levantamento ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03980/2022.

BTG/FSB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 45% das intenções de voto no 1º turno, contra 34% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Enquanto o petista cresceu 4 pontos percentuais desde o último levantamento, há uma semana, o chefe do Executivo manteve a pontuação registrada na última pesquisa. 

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na disputa (8%), seguido por Simone Tebet (MDB) que tem 2% das intenções de voto.

Demais candidatos, brancos nulos e indecisos

Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Indecisos somam 2%, brancos e nulos são 1% e indecisos 5%.

Detalhes da pesquisa

Foram realizadas 2.000 entrevistas de 12 a 14 de agosto de 2022.

O levantamento está registrado no TSE com o número BR-00603/2022.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.