WEST HOLLYWOOD, CALIFORNIA - AUGUST 03: Jorge Usatorres (L) receives a dose of the monkeypox vaccine at a pop-up vaccination clinic which opened today by Los Angeles County Department of Public Health at the West Hollywood Library on August 3, 2022 in West Hollywood, California. California Governor Gavin Newsom declared a state of emergency on August 1st over the monkeypox outbreak which continues to grow globally.   Mario Tama/Getty Images/AFP (Photo by MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
🇧🇷 Curto Brasil

Governo de SP anuncia plano de combate à varíola dos macacos

4-ago 19:02
2 min
Créditos da imagem: Getty Images via AFP

A estratégia para combater a varíola dos macacos, criada pelo governo de São Paulo, terá redes credenciadas para testagem e acompanhamento dos casos. 93 hospitais serão preparados para atendimento. Apesar da ação, secretário Gorinchteyn diz que não há emergência em saúde pública.

O estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (4) que terá um plano para combater a varíola dos macacos no estado. São 1.298 infectados, segundo o último levantamento oficial.

O plano para o combate da varíola dos macacos terá 93 hospitais, com equipes disponíveis para atender as solicitações de suspeita ou agravamento da doença, rede credenciada de laboratórios e clínicas para a testagem, vigilância e orientação de 24h para os profissionais da área da saúde.

Não há emergência de saúde pública, por enquanto

Mesmo com o plano, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, ressaltou que esta não é uma emergência de saúde pública e sim uma atitude antecipada para conter o avanço da doença.

Para o combate, o governo paulista fez um passo a passo para o acompanhamento do paciente, desde a a chegada ao hospital.

No caso das grávidas e puérperas, o protocolo é um pouco diferente e mais específico.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, 98% dos 1.298 casos registrados são leves e apenas 2% precisaram de internação.

O médico Drauzio Varella explicou a doença em entrevista com o infectologista Antônio Bandeira :

Veja também:

Com informações da Agência Brasil

Foto de destaque: Mario Tama / Getty Images via AFP

(🚥): pode exigir registro e-ou assinatura

*conteúdos em outros idiomas foram traduzidos via Google Translate