14.08.2022_bia_haddad_wta_toronto_vice-aspect-ratio-930-440
⚽️ Curto Esportes

A brasileira dona das quadras: quem é Bia Haddad?

20-ago 17:08
2 min
Créditos da imagem: Reprodução Twitter/WTA

Ela é o nome do momento. Pode até ser que você não acompanhe tênis ou nem goste do esporte. Porém, com certeza já ouviu falar em Beatriz Haddad Maia, mais conhecida como Bia Haddad. A tenista paulistana se tornou a brasileira mais bem colocada entre as 20 melhores do mundo.

Na atualização do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA), divulgado na última segunda-feira (15), Bia aparece na 16ª colocação. Com essa marca ela fica atrás apenas de Gustavo Kuerten – caso o ranking masculino também seja levado em consideração -, que liderou a liga por 43 semanas entre 2000 e 2001.

Apesar de ter sido derrotada na final do WTA 1.000 de Toronto, no Canadá, pela ex-número 1 do mundo Simona Halep, Bia conseguiu sair da 24ª colocação no ranking mundial e subir oito posições. Na partida, ela chegou a abrir 3 a 0 no primeiro set, mas sofreu uma virada.

Conquistas

No mesmo campeonato, a brasileira desbancou a atual número 1 do mundo, a campeã olímpica e também outra ex-líder do ranking.

Foi a primeira vez que uma tenista do Brasil chegou na final de um torneio 1.000 – categoria mais importante do circuito, abaixo apenas dos Grand Slams.

Bia foi a quarta brasileira, na Era Aberto do tênis, a participar de três finais na mesma temporada. As outras três brasileiras foram Maria Esther Bueno e Vera Lucia Giugni, em 1968, e Suzana Gesteira, em 1969.

Ela não é parente de Fernando Haddad!

O nome de Bia Haddad também aparece na internet com questionamentos sobre seu possível parentesco com o político, advogado e professor Fernando Haddad. Porém, eles não têm nenhuma ligação.