[gtranslate]

Queda no consumo de feijão: pesquisa mostra que alimento perde protagonismo no prato do brasileiro

A combinação clássica de feijão com arroz, tão querida e tradicional no Brasil, é fundamental para uma alimentação saudável. No entanto, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que o feijão tem sido cada vez menos consumido, o que traz consequências negativas para a saúde.

Publicado por
Marcela Guimarães

O estudo analisou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, que indicaram uma redução no consumo de alimentos naturais ou minimamente processados pela população. O levantamento usou também informações do Vigitel – pesquisa feita pelo telefone realizado – pelo Ministério da Saúde, que mostrou uma tendência de queda no consumo de feijão entre 2007 e 2019.

De acordo com os dados, o consumo regular de feijão entre os brasileiros diminuiu significativamente à partir de 2012, quando 67,5% da população afirmou consumi-lo regularmente, enquanto em 2017 esse número caiu para 59,5%.

As projeções indicam que até 2025, apenas 46,9% dos brasileiros manterão o hábito de comer feijão regularmente. E essa redução no consumo de feijão deve continuar até 2030, o que é preocupante, pois o grão é uma fonte importante de nutrientes.

“Essa tendência está se confirmando ano após ano e isso é muito preocupante. O feijão, além de ser um símbolo cultural da alimentação do brasileiro, compõe o cardápio de uma dieta saudável, equilibrada e balanceada. A redução no consumo indica que as pessoas estão substituindo os alimentos naturais por ultraprocessados e por opções menos saudáveis”, explica a nutricionista Fernanda Serra Granado, autora do estudo.

O que explica a queda no consumo de feijão?

De acordo com a pesquisadora, algumas hipóteses podem explicar a queda no consumo: a falta de tempo ou dificuldade de preparar alimentos naturais ou minimamente processados em casa; a oscilação nos preços do feijão; e a conveniência e acessibilidade aos alimentos ultraprocessados e prontos para o consumo.

Diante deste cenário, a nutricionista decidiu então avaliar se essa tendência de redução no consumo de feijão trazia algum impacto direto na saúde da população. Para isso, adicionou dois novos indicadores na análise: baixo consumo (1 a 2 dias por semana) e consumo moderado de feijão (3 a 4 dias por semana). 

E, para sua surpresa, os resultados apontaram que o grupo que respondeu que não consome feijão teve 10% mais chances de desenvolver excesso de peso e 20% mais chances de desenvolver obesidade. Por outro lado, o grupo que afirmou que faz consumo regular de feijão (em 5 ou mais dias da semana) apresentou fator de proteção no desenvolvimento de excesso de peso (14%) e obesidade (15%). Os dados foram realizados em comparação aos consumidores moderados da leguminosa durante a semana (3 a 4 dias por semana).

“Esses resultados só reforçam a importância do feijão na alimentação. Ele é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais e integra uma dieta saudável e nutricionalmente equilibrada. Recomendo muito que as famílias priorizem o alimento natural nas refeições e façam deles a sua escolha”, afirmou.

(Fonte: Agência Einstein)

Leia também:

Este post foi modificado pela última vez em 6 de junho de 2023 16:34

Marcela Guimarães

Posts recentes

IA supera professores de Direito em estudo de Stanford e acende debate sobre o futuro da educação jurídica; confira

A inteligência artificial (IA) acaba de alcançar mais um marco simbólico na educação superior. Um…

9 de junho de 2026

IA tem custo ambiental maior do que se imaginava, alerta relatório da ONU

A inteligência artificial (IA) está transformando setores inteiros da economia, impulsionando avanços em saúde, educação,…

9 de junho de 2026

Copa do Mundo 2026 aposta em IA para proteger jogadores de ataques online

A Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México,…

6 de junho de 2026

Trump assina ordem executiva para revisar IA antes do lançamento e reacende debate sobre regulação nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (2) uma nova ordem executiva…

3 de junho de 2026

IA na saúde mental herda preconceitos humanos — e pesquisadores alertam para riscos invisíveis

A rápida expansão da inteligência artificial (IA) na saúde mental vem sendo tratada como uma…

28 de maio de 2026

Estudo de Stanford expõe viés racial em ferramentas de IA usadas para contratação

A promessa de neutralidade da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho acaba de sofrer…

27 de maio de 2026