Comer açúcar ou gordura em excesso altera os circuitos da recompensa no cérebro, segundo um estudo inédito feito na Universidade Yale, nos Estados Unidos, e no Max Planck Institute for Metabolism Research, na Alemanha. A Pesquisa mostra que mesmo em pequenas porções, alimentos altamente calóricos ativam essa região do cérebro e fazem você dar preferência por esses sabores.
Ao longo de oito semanas, os autores da pesquisa acompanharam dois grupos de voluntários, todos saudáveis e com peso ideal. Eles seguiram a dieta habitual, mas um grupo ingeriu também iogurtes ricos em açúcar e gordura duas vezes por dia, enquanto o outro grupo consumiu apenas iogurtes magros. Ao fim do período, a turma que comeu as versões mais calóricas não conseguiu apreciar alimentos com menor teor de açúcar e gordura.
Depois, os pesquisadores fizeram outro teste: todos os voluntários passaram por exames de ressonância magnética enquanto bebiam milkshakes. No grupo que tinham bebido os iogurtes mais calóricos, o exame mostrou atividade cerebral ativando o sistema de dopamina, que dá a sensação de recompensa.
Segundo os autores, o estudo mostra como a comida pode mudar nosso comportamento em pouco tempo, mesmo sem ganho de peso ou impactos imediatos na saúde. E isso pode aumentar o risco de comer em excesso, levando à obesidade com todas as suas consequências.
“O ser humano tem essa preferência por esses alimentos por uma questão evolutiva, da época em que precisava estocar gordura e energia”, explica a nutricionista Paula Victória Félix, doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). “O problema é que hoje não precisamos tanta quantidade deles e estamos cada vez mais expostos, o que acaba levando a comer em excesso.”
A boa notícia é que é possível reeducar o paladar, habituando-se a ingerir porções cada vez menores desses ingredientes e optando por uma alimentação mais saudável. “Nas crianças é ainda mais fácil: se ela nunca foi exposta, vai precisar de menos açúcar para se satisfazer. Nosso paladar é moldável”, diz a nutricionista. Por isso, a recomendação é que as crianças não tenham contato com doces antes dos dois anos de idade.
Fonte: Agência Einstein
Leia também:
Receba notícias e newsletters do Curto News pelo Telegram e WhatsApp.
Este post foi modificado pela última vez em 2 de abril de 2023 13:10
A inteligência artificial (IA) acaba de alcançar mais um marco simbólico na educação superior. Um…
A inteligência artificial (IA) está transformando setores inteiros da economia, impulsionando avanços em saúde, educação,…
A Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México,…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (2) uma nova ordem executiva…
A rápida expansão da inteligência artificial (IA) na saúde mental vem sendo tratada como uma…
A promessa de neutralidade da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho acaba de sofrer…