Anthropic anuncia versão mais poderosa do Claude 3; saiba mais

A Anthropic, uma startup apoiada pelo Google e pela Amazon.com, revelou na segunda-feira (4) uma série de modelos de inteligência artificial (IA) conhecidos como Claude 3, o mais recente lance na incessante disputa do Vale do Silício para comercializar tecnologia ainda mais poderosa.

Segundo a Anthropic, o mais capaz da família Claude – o Claude 3 Opus – supera modelos concorrentes como o GPT-4 da OpenAI e o Gemini 1.0 Ultra do Google em diversos exames de referência.

PUBLICIDADE

“Este é o Rolls-Royce dos modelos, pelo menos neste momento,” disse o CEO Dario Amodei em entrevista.

A notícia mostra como as empresas estão competindo para liderar rankings que classificam o desempenho da inteligência artificial, ao mesmo tempo em que os clientes empresariais ainda estão lutando para entender como utilizar tal tecnologia.

A presidente da Anthropic, Daniela Amodei, disse que os clientes optariam pelo Claude 3 Opus, apesar de um preço mais alto, “se tivessem a necessidade das tarefas mais cognitivamente complexas”, como por exemplo lidar com uma análise financeira complicada com precisão.

PUBLICIDADE

A Anthropic disse que cobraria US$15 pelo Claude 3 Opus para processar cada 1 milhão de peças de dados conhecidas como tokens, e pelo menos cinco vezes menos por seus modelos menores para lidar com o mesmo. Em contraste, a OpenAI cobra $10 para cada milhão de tokens inseridos em seu modelo GPT-4 Turbo.

A Anthropic também disse que o Claude 3 é sua primeira suíte de IA “multimodal”. Isso significa que, como alguns outros modelos concorrentes, a IA da Anthropic pode responder a consultas de texto e a imagens, por exemplo, analisando uma foto ou gráfico. Popularizado pelo ChatGPT da OpenAI, tal IA “generativa” cria novo conteúdo sob comando.

O CEO Amodei disse que o Claude 3 examinaria, embora não produzisse, imagens porque “vimos muito menos demanda empresarial por elas”.

PUBLICIDADE

O Google no mês passado pausou recursos de geração de imagem para seu chatbot Gemini após o serviço falhar em diversidade, como retratar de forma imprecisa soldados nazistas dos anos 1940 como tendo vários antecedentes raciais em vez de serem brancos.

A Anthropic disse que seus modelos Claude 3 estariam disponíveis via plataformas de nuvem da Amazon e do Google. Também venderia acesso a eles diretamente, em 159 países.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima