Créditos da imagem: AFP

Empresa de IA considera proibir a criação de imagens políticas nas eleições de 2024

A empresa de geração de imagens de inteligência artificial (IA) Midjourney está considerando proibir as pessoas de usar seu software para fazer imagens políticas de Joe Biden e Donald Trump como parte de um esforço para evitar ser usado para distrair ou desinformar sobre as eleições presidenciais de 2024 nos EUA.

“Não sei o quanto me importo com o discurso político da nossa plataforma para o próximo ano”, disse o CEO da Midjourney, David Holz, acrescentando que a empresa está perto de “martelar” – ou banir – imagens políticas, incluindo os dos principais candidatos presidenciais, “para os próximos 12 meses”.

PUBLICIDADE

Em uma conversa com usuários do Midjourney em uma sala de bate-papo no Discord, conforme relatado pela Bloomberg, Holz continuou dizendo: “Eu sei que é divertido fazer fotos de Trump – eu faço fotos de Trump. Trump é esteticamente muito interessante. No entanto, provavelmente é melhor não, é melhor recuar um pouco durante esta eleição. Veremos.”

Imagens geradas por IA tornaram-se recentemente uma preocupação. Há duas semanas, imagens pornográficas com a imagem de Taylor Swift levaram os legisladores e os chamados Swifties, que apoiam a cantora, a exigirem proteções mais fortes contra imagens geradas por IA.

Os comentários de Holz ocorrem no momento em que as salvaguardas criadas pelos operadores de geradores de imagens estão jogando um jogo de gato e rato com os usuários para evitar a criação de conteúdo questionável.

PUBLICIDADE

A inteligência artificial no domínio político está causando preocupação crescente, embora o MIT Technology Review tenha notado recentemente que a discussão sobre como a IA pode ameaçar a democracia “carece de imaginação”.

“As pessoas falam sobre o perigo de campanhas que atacam oponentes com imagens falsas (ou áudio ou vídeo falsos) porque já temos décadas de experiência em lidar com imagens adulteradas”, observou a revisão. Acrescentou: “É pouco provável que consigamos atribuir um resultado eleitoral surpreendente a qualquer intervenção específica da IA”.

O Facebook da Meta disse na semana passada que planeja rotular postagens criadas com ferramentas de IA como parte de um esforço mais amplo para combater a desinformação em ano eleitoral. A OpenAI, afiliada à Microsoft, disse que adicionará marcas d’água às imagens feitas com suas plataformas para combater deepfakes políticos produzidos pela IA.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima