Créditos da imagem: Unitree/Divulgação

Empresa desenvolve robô com as habilidades de um ginasta

A Unitree, uma empresa chinesa de robótica, apresentou recentemente o H1, o primeiro robô humanóide capaz de realizar um salto mortal sem precisar de um sistema hidráulico. Diferentemente do Atlas, robô humanoide desenvolvido pela Boston Dynamics, o H1 da Unitree depende unicamente de destreza elétrica para realizar suas acrobacias. 

PUBLICIDADE

O mais novo projeto da Unitree utiliza um conjunto de motores de junta elétrica M107, com cada possuindo uma potência de 360 Nm de torque máximo. A tecnologia é a mesma utilizada em outro projeto da empresa, o robô quadrúpede B2.

O H1 tem 180 centímetros de altura, pesa 47 quilos e pode carregar até 29 quilos de carga. Embora ainda não tenha mãos humanas, isso está entre os planos futuros da empresa. O H1 também já quebrou recordes de velocidade, correndo a 28 km/h. Em relação ao design, as pernas da máquina possuem três graus de liberdade no quadril, joelho e tornozelo. A fiação do robô também está escondida para evitar quedas abruptas. Sua cabeça é equipada com LiDAR 3D e uma câmera de profundidade Intel RealSense, o que lhe dá uma visão panorâmica do ambiente. Tudo isso é alimentado por uma bateria robusta de 864 Wh.

As acrobacias do H1 foram incorporadas no robô através de práticas e simulações. Além disso, ele incorpora tecnologia de inteligência artificial (IA) para se adaptar à uma gama de cenários de serviço e executar diferentes tarefas. 

PUBLICIDADE

O H1 ainda é novo no mercado, mas já tem um preço de cerca de US$ 90.000.

Leia também:

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima