Créditos da imagem: Curto News/BingAI

EUA investigam uso de IA para imitar voz de Biden em ligações falsas sobre as eleições

Enquanto os eleitores de New Hampshire se preparavam para votar nas primeiras primárias do estado, uma ligação automática circulou no estado pedindo aos democratas que fiquem em casa - usando um áudio falso de Presidente dos EUA, Joe Biden.

“Dizer que é importante que você economize seu voto para as eleições de novembro… votar nesta terça-feira só ajuda os republicanos em sua busca para eleger Donald Trump novamente”, diz a ligação.

PUBLICIDADE

A Casa Branca confirmou na segunda-feira (22) que a ligação não foi gravada por Biden e disse que o incidente destaca os desafios apresentados pela inteligência artificial, especialmente antes das eleições presidenciais de novembro.

“O presidente deixou claro que existem riscos associados aos deepfakes. Imagens falsas e desinformação podem ser exacerbadas por tecnologias emergentes”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres em Washington.

O procurador-geral de New Hampshire, John Formella, anunciou que está investigando o que chamou de uma aparente “tentativa ilegal de perturbar as eleições primárias presidenciais de New Hampshire e de suprimir os eleitores de New Hampshire”.

PUBLICIDADE

O áudio da ligação, segundo apoiadores da campanha de Biden, é “desinformação” e uma tentativa de suprimir a votação.

As chamadas incluíam o número de celular pessoal de Kathy Sullivan, ex-comissária de leis eleitorais de New Hampshire e presidente do Partido Democrata de New Hampshire.

Sullivan chamou a robocall de tentativa de interferência eleitoral e solicitou uma investigação. Não ficou claro quão amplamente a chamada de áudio foi circulada.

PUBLICIDADE

Em um comunicado, Sullivan disse que ficou ciente disso no domingo à noite.

“Várias pessoas descreveram ter recebido uma mensagem de voz falsa criada por meio de IA que imita a voz do Presidente Biden, na tentativa de suprimir sua participação na próxima primária de New Hampshire”, disse ela.

Ela afirmou que a chamada está vinculada ao seu número de celular pessoal sem a sua permissão.

PUBLICIDADE

A explosão da IA generativa – que pode criar texto, fotos e vídeos em resposta a prompts abertos – nos últimos meses tem gerado tanto entusiasmo quanto temores sobre seu potencial para tornar alguns empregos obsoletos, perturbar eleições e até mesmo possivelmente superar os humanos.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

PUBLICIDADE

Rolar para cima