Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Google revela que IA lerá todas as suas mensagens privadas

O Google acaba de lançar uma atualização de inteligência artificial (IA) revolucionária para Android. Mas a novidade tem um lado sombrio: a IA do Google lerá e analisará suas mensagens privadas.

“É um assistente de IA que pode aprimorar sua experiência de mensagens… desde facilitar a comunicação até aprimorar a criatividade e fornecer informações… será seu assistente pessoal de IA dentro do seu aplicativo”, afirma o Bard.

PUBLICIDADE

Mas o Google também analisará o conteúdo privado das mensagens e seu histórico com diferentes contatos “para entender o contexto de suas conversas, seu tom e seus interesses”. Ele “analisará seu histórico de mensagens com diferentes contatos para entender a dinâmica de seus relacionamentos… para personalizar as respostas com base em com quem você está falando”.

O desafio do Google será convencer os usuários de que isso não abre a porta para o mesmo tipo de pesadelo de privacidade que vimos antes, onde o conteúdo do usuário e as plataformas de inteligência artificial se encontram.

Haverá outro problema de privacidade menos controverso com suas solicitações de mensagens para Bard. As informações serão enviadas para a nuvem para processamento, usadas ​​para treinamento e talvez vistos por humanos – embora anonimizadas. Esses dados serão armazenados por 18 meses e persistirão por alguns dias mesmo se você desativar a IA, embora a exclusão manual esteja disponível.

PUBLICIDADE

Essas solicitações estão fora da criptografia de ponta a ponta padrão do Mensagens do Google – o usuário está literalmente enviando mensagens para o próprio Google. Vale a pena ter isso em mente. 

Assim como acontece com todos os chatbots generativos de IA, incluindo o ChatGPT, você precisa presumir que tudo o que perguntar não é privado e pode voltar para assombrá-lo.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima