Créditos da imagem: Curto News/BingAI

IA visa garantir segurança de ciclistas no trânsito; entenda

Copilot é uma nova inteligência artificial (IA) que está sendo desenvolvida para monitorar ciclistas e alertá-los sobre aproximações de veículos de forma perigosa.

A Velo AI, uma empresa fundada por Clarke Haynes e Micol Marchetti-Bowick, especialistas em robótica e inteligência artificial (IA) que trabalharam em projetos de veículos autônomos da Uber, está desenvolvendo essa tecnologia.

PUBLICIDADE

Batizada de Copilot, ela utiliza o sistema de processamento Raspberry Pi Compute Module 4 e uma câmera na parte traseira para alertar os ciclistas sobre a presença de outros veículos nas ruas.

Embora existam tecnologias semelhantes baseadas em câmeras de radar, estas geralmente não conseguem identificar se um veículo representa um risco para o ciclista. Além disso, esses sistemas não distinguem o tamanho dos veículos, o que é crucial para determinar a segurança do espaço necessário para ultrapassagens.

O sistema baseado em IA da Velo AI foi treinado usando algoritmos computacionais e uma extensa coleta de dados sobre interações entre veículos em diferentes tipos de estradas. Ciclistas participaram como “testadores”, utilizando protótipos da câmera com IA durante viagens de bicicleta.

PUBLICIDADE

O resultado é uma câmera que analisa o vídeo em tempo real e emite alertas visuais e sonoros para o ciclista, dependendo da interação com outros veículos. O Copilot pode identificar o tipo de veículo se aproximando, emitindo alertas específicos para diferentes situações, e também alerta outros condutores próximos através de smartphones. Os vídeos são gravados em alta qualidade de 1080p.

De acordo com o Arstechnica, a câmera equipada com IA pesa 330 gramas e possui uma bateria com autonomia de cinco horas. O modelo está disponível por US$ 400, o que equivale a quase R$ 2 mil.

Veja como o Copilot alerta os motoristas:

Reprodução/Velo AI

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima