IBM prevê crescimento anual da receita acima das estimativas devido à corrida pela adoção de IA

IBM previu crescimento de receita para o ano inteiro acima das estimativas de mercado, apostando na demanda estável por seu software de TI e serviços de consultoria de empresas que buscam adotar inteligência artificial (IA).

As ações da IBM subiram mais de 8% nas negociações estendidas.

PUBLICIDADE

A empresa também demitirá alguns funcionários em 2024, mas contratará para funções mais centradas em inteligência artificial, disse um porta-voz da IBM, e provavelmente terminará o ano com um quadro de funcionários praticamente inalterado.

A IBM pode ver uma despesa de reequilíbrio semelhante aos cerca de US$ 400 milhões registrados em 2023, informou o porta-voz.

Sob a liderança do CEO Arvind Krishna, a empresa com mais de 111 anos de existência reposicionou-se para concentrar-se em software e consultoria, com uma ênfase renovada em inteligência artificial, capitalizando uma abordagem mais ampla para sua integração em diversas indústrias.

PUBLICIDADE

O portfólio de negócios da inteligência artificial generativa da empresa, que inclui vendas reais e reservas de várias ofertas, aproximadamente dobrou sequencialmente no quarto trimestre, conforme afirmou o CEO Arvind Krishna.

A IBM espera que a receita em 2024 cresça na casa de um dígito médio, em torno de 4% a 6%, em comparação com as expectativas de Wall Street de cerca de 3%, de acordo com dados do LSEG.

“Os orçamentos de tecnologia devem permanecer alinhados com 2023 até 24”, disse o CEO Krishna em uma teleconferência.

PUBLICIDADE

Kavanaugh acrescentou que a IBM continua a operar em um ambiente econômico “muito volátil e incerto”. Ainda assim, a IBM reportou receitas e lucros ajustados no quarto trimestre acima das estimativas, com o seu maior segmento – software – subindo cerca de 3%.

O segmento de infraestrutura, que abriga o negócio de mainframe, relatou uma receita no quarto trimestre de $4,6 bilhões, em comparação com as estimativas da Visible Alpha de $4,29 bilhões, impulsionado por aprimoramentos como a incorporação de inteligência artificial em chips, de acordo com Kavanaugh

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima