Créditos da imagem: Curto News/BingAI

EUA se unem a Big Techs para pesquisas em IA

A gestão de Joe Biden anunciou nesta quarta-feira (24) que a National Science Foundation está se associando a empresas de tecnologia líderes em inteligência artificial (IA) e outras nove agências federais para lançar um programa piloto destinado a criar uma infraestrutura de pesquisa em IA compartilhada.

O lançamento do programa piloto para o Recurso Nacional de Pesquisa em Inteligência Artificial (NAIRR, na sigla em inglês) faz parte de uma diretriz sob a ordem executiva de inteligência artificial que o Presidente Biden assinou no final de outubro.

PUBLICIDADE

As empresas privadas que estão se associando ao programa piloto NAIRR incluem Amazon Web Services, Anthropic, Google, IBM, Meta, Microsoft, NVIDIA e OpenAI.

Agências parceiras da National Science Foundation no piloto incluem o Departamento de Energia, NASA, Instituto Nacional de Saúde, Escritório de Patentes e Marcas Comerciais dos EUA e o Departamento de Defesa.

“O piloto do NAIRR é realmente necessário porque os recursos necessários para até mesmo participar do ecossistema tornaram-se cada vez mais concentrados e inacessíveis para muitas comunidades que são realmente essenciais para desenvolver um ecossistema de IA saudável e responsável”, disse Katie Antypas, diretora do escritório de ciberinfraestrutura avançada da National Science Foundation.

PUBLICIDADE

Por exemplo, por meio do programa, um professor de IA em uma faculdade comunitária poderia fornecer recursos para sua sala de aula, ou um pesquisador estudando condições climáticas extremas poderia ter acesso a conjuntos de dados da NASA e avançar em novos modelos, explicou ela.

O piloto do programa terá duração de dois anos.

Inicialmente, o programa apoiará pesquisas em IA para avançar em “IA segura, segura e confiável”, e aplicações de IA para desafios na área da saúde e sustentabilidade, de acordo com a National Science Foundation.

As operações serão organizadas em quatro áreas de foco: NAIRR Open, para possibilitar a pesquisa aberta em IA por meio do acesso a diversos recursos de IA; NAIRR Secure, co-liderado por NIH e DOE para possibilitar a pesquisa em IA que exige recursos de privacidade e segurança; NAIRR Software, para investigar o uso interoperável de software de IA; e NAIRR Classroom, para alcançar comunidades por meio de educação e treinamento.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores podem solicitar acesso inicial aos recursos do NAIR por meio de um portal piloto online. O programa terá um segundo chamado mais amplo para propostas na primavera.

No lançamento inicial nesta semana, o piloto provavelmente apoiará cerca de 25 a 50 projetos de pesquisa. Conforme mais recursos forem disponibilizados online e as capacidades forem integradas, o programa visa apoiar cerca de 100 a 400 projetos.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima