Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Microsoft e Google buscam conquistar liderança em IA na Índia

Executivos de alto escalão da Microsoft Corp. e da Alphabet Inc. visitarão a Índia ao longo da próxima semana para atrair os milhões de programadores do país e apoiar a adoção de serviços de inteligência artificial (IA) em um mercado crucial.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, irá conversar com desenvolvedores e tecnologistas sobre “descobrir novas oportunidades com IA” durante uma visita em Bangalore, o epicentro tecnológico da Índia. Ele também falará com líderes da indústria em Mumbai a respeito das oportunidades e desafios relacionados com a inteligência artificial de próxima geração.

PUBLICIDADE

Separadamente, o cientista-chefe do Google, Jeff Dean, falará sobre a próxima fronteira da IA com pesquisadores, desenvolvedores e startups em Bangalore, participando, em seguida, de uma conversa sobre o papel da Índia em possibilitar que a IA tenha um impacto social massivo.

As aparições concorrentes destacam a importância da Índia para ambas as empresas e para o setor de IA como um todo. Com mais de 5 milhões de programadores, a Índia está se tornando um dos maiores polos de talento em IA para startups e empresas globais – em um momento em que o talento em IA muitas vezes é escasso. Durante uma turnê pela Índia no ano passado, o CEO da Nvidia Corp., Jensen Huang, afirmou que o país poderia se tornar o maior exportador de expertise em IA do mundo.

“Há uma transição global em direção à IA nos próximos cinco a dez anos, e o desenvolvedor indiano estará no centro dela”, disse Nandan Nilekani, presidente da segunda maior empresa de serviços tecnológicos da Ásia, a Infosys Ltd. “O desenvolvedor indiano determinará qual pilha de IA dominará”, acrescentou Nilekani, referindo-se às diferentes camadas de tecnologias que formam sistemas concorrentes de IA.

PUBLICIDADE

Tanto Nadella quanto o CEO do Google, Sundar Pichai, cresceram na Índia e estudaram engenharia lá antes de seguir para os EUA para estudos de pós-graduação. Para ambos, o impulso em direção à IA pode ser um definidor de carreira. Pichai chamou a transição para a IA de “maior que a internet”, e Nadella a descreveu como “o momento da Microsoft”.

Em um sinal da crescente influência da Índia na IA, Ahmed Mazhari, presidente da Microsoft Ásia, apontou para a atividade de desenvolvedores no GitHub, uma plataforma de propriedade da Microsoft para desenvolvedores. “Hoje, um em cada quatro projetos de IA no GitHub vem da Índia”, disse Mazhari em um comunicado. “Até 2026, a Índia terá ultrapassado os EUA. A Índia está posicionada de maneira única para possibilitar a adoção em escala da IA em seu próprio país e nos mercados internacionais.”

A Microsoft anunciou recentemente que treinaria 100.000 desenvolvedores na Índia nas últimas tecnologias e ferramentas de IA. No ano passado, a entidade comercial da indústria de tecnologia da Índia, a Nasscom, contabilizou quase meio milhão de desenvolvedores especializados em IA e ciências de dados.

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima