Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Novo teste detecta câncer de ovário mais cedo – graças à IA

Cientistas afirmam ter desenvolvido um teste de rastreio precoce que pode sinalizar o câncer do ovário com extrema precisão – graças aos avanços da inteligência artificial (IA).

A abordagem de aprendizado de máquina com 93% de precisão “representa uma nova direção promissora na detecção precoce do câncer de ovário, e talvez também de outros tipos de câncer”, disse John McDonald, professor da Georgia Tech.

PUBLICIDADE

A detecção precoce é especialmente importante, já que os pesquisadores da Georgia Tech descrevem o câncer de ovário como um “assassino silencioso” que é tipicamente assintomático no início – raramente pode ser encontrado durante um exame pélvico de rotina.

Os cientistas da Georgia Tech dizem que o perfil metabólico de uma mulher pode ser usado para determinar a probabilidade precisa dela ter câncer de ovário.

O câncer de ovário é uma das principais causas de mortes por câncer em mulheres.

PUBLICIDADE

A American Cancer Society relata que cerca de 1 em 87 mulheres sofrerá de câncer de ovário e 1 em 130 provavelmente morrerá por causa disso. Os sinais de alerta incluem inchaço, dor de barriga, dificuldade para comer e micção frequente. Quando tratada precocemente, a taxa de sobrevivência em cinco anos é superior a 90%, observou Georgia Tech.

Os pesquisadores concentraram seus esforços nos metabólitos – moléculas produzidas a partir de processos químicos – no sangue. Normalmente, os metabólitos potencialmente revolucionários foram identificados em grupos amplos, e não como entidades individuais, explicou o coautor Jeffrey Skolnick.

Menos de 7% deles no sangue foram caracterizados quimicamente, mas o aprendizado de máquina – combinado com a técnica analítica de espectrometria de massa – permitiu aos pesquisadores identificar características únicas que podem abrir caminho para o diagnóstico de câncer de ovário, acrescentou o coautor Dongjo Ban. .

PUBLICIDADE

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima