Frame: Os óculos com redes multimodais de IA financiadas pelo criador do Pokémon Go

Na semana em que os amantes de gadgets de todo o mundo ficam encantados com o Vision Pro, uma startup jovem e corajosa está tentando abrir espaço para seu dispositivo de realidade aumentada que apresenta um formato totalmente diferente do dispositivo da Apple.

A Brilliant Labs, com sede em Singapura, anunciou nesta quinta-feira (8) seu novo produto, Frame, um par de óculos AR leves alimentados por um assistente de IA multimodal chamado Noa.

PUBLICIDADE

Os óculos chamaram a atenção e o investimento de John Hanke, CEO da Niantic, plataforma de realidade aumentada por trás de jogos como Pokémon Go.

Em um vídeo de demonstração, um dos fundadores do Brilliant Labs pediu a Noa por voz uma autoapresentação. Após cerca de três segundos, o agente gerou e projetou uma resposta em texto nas lentes.

Além de comandos de voz, Noa é capaz de processamento visual, geração e tradução de imagens, graças aos poucos modelos de inteligência artificial que integrou: motor de busca conversacional Perplexity AI; Modelo de texto para imagem da Stability AI, o mais recente modelo de geração de texto da OpenAI, GPT4; e o sistema de reconhecimento de fala Whisper. As lentes da Frame possuem resolução de 640 x 400 para exibição de vídeos e fotos.

PUBLICIDADE

Com esses recursos, o usuário que faz compras em um shopping pode pedir a Noa que verifique os preços online de um par de sapatos que está procurando por meio do Frame, por exemplo.

“O futuro da interação humano/IA ganhará vida em wearables inovadores e novos dispositivos, e estou muito entusiasmado por trazer o mecanismo de resposta em tempo real da Perplexity para o Frame da Brilliant Labs”, Aravind Srinivas, CEO e fundador da Perplexity, disse em um comunicado.

A questão é se o Frame será responsivo o suficiente para que qualquer uma de suas respostas geradas por IA seja útil.

PUBLICIDADE

Os dispositivos habilitados para Bluetooth da Brilliant Labs dependem de um smartphone para acessar os vários modelos de IA atuais. Eventualmente, porém, os fundadores querem acabar com o host do telefone e incorporar modelos leves de aprendizado de máquina diretamente nos óculos.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima