Créditos da imagem: AFP

OpenAI busca investimentos para remodelar indústria de chips e IA

De acordo com um relatório do The Wall Street Journal publicado nesta sexta-feira (9), Sam Altman, CEO da OpenAI, está discutindo a captação de recursos para uma iniciativa tecnológica extremamente ambiciosa com investidores.

O relatório afirma que Sam Altman está dialogando com investidores, incluindo o governo dos Emirados Árabes Unidos.

PUBLICIDADE

A iniciativa visa aumentar a capacidade global de construção de chips, expandir a capacidade de alimentar a inteligência artificial (IA) e realizar várias outras ações, com um custo estimado em vários trilhões de dólares. O WSJ afirmou que suas fontes indicaram que o projeto poderia exigir a captação de até US$ 5 trilhões a US$ 7 trilhões.

Os planos são destinados a superar as restrições ao crescimento da OpenAI, embora o WSJ observe que enfrentam obstáculos significativos, especialmente porque a quantia em questão é enorme e ultrapassaria o tamanho atual da indústria global de semicondutores.

O relatório revela, ainda, que os novos planos de captação de recursos de Altman levarão em consideração o consumo de energia, uma vez que as instalações de IA requerem quantidades enormes de eletricidade.

PUBLICIDADE

Uma porta-voz da OpenAI disse ao WSJ que a empresa teve “discussões produtivas sobre o aumento da infraestrutura global e das cadeias de suprimentos para chips, energia e data centers”.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima