Créditos da imagem: Getty Images via AFP

OpenAI redefine governança: Sam Altman perde poder

A OpenAI mudou a estrutura de governança do seu fundo de capital de risco que apoia startups de inteligência artificial (IA), de modo que seu presidente-executivo, Sam Altman, não possui mais ou controla o fundo, de acordo com um documento apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

A mudança, documentada no processo de 29 de março, ocorreu depois que a propriedade do OpenAI Startup Fund por Sam Altman levantou suspeitas por sua estrutura incomum – embora fosse comercializado de forma semelhante a um braço de risco corporativo, o fundo foi levantado por Altman de parceiros limitados externos e ele fez decisões de investimento.

PUBLICIDADE

A OpenAI disse que Altman não tem interesse financeiro no fundo, apesar da propriedade.

A Axios relatou pela primeira vez sobre a mudança de propriedade na segunda-feira (1). Em um comunicado, um porta-voz da OpenAI disse que a estrutura inicial do parceiro geral (GP) do fundo era um acordo temporário e “esta mudança fornece mais clareza”.

O OpenAI Startup Fund está investindo US$ 175 milhões arrecadados de parceiros da OpenAI, como a Microsoft, embora a própria OpenAI não seja um investidor.

PUBLICIDADE

O controle do fundo foi transferido para Ian Hathaway, sócio do fundo desde 2021, de acordo com o documento. Altman não será mais sócio geral do fundo.

(Atualizada às 13h06 de 02/04/24)

Leia também:

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima