Créditos da imagem: Curto News/BingAI

Remessas globais de PCs e smartphones com GenAI devem totalizar 295 milhões de unidades em 2024

A inteligência artificial (IA) dominou o cenário tecnológico em 2023 e agora está avançando para o hardware em 2024.

De acordo com a empresa de pesquisa Gartner, Inc., as remessas mundiais de PCs com IA e smartphones com IA generativa (GenAI) devem totalizar 295 milhões de unidades até o final de 2024, em comparação com modestos 29 milhões em 2023. Destas, estima-se que 240 milhões sejam smartphones GenAI e 54,5 milhões sejam PCs com IA. Isso representará 22% dos smartphones básicos e premium e 22% de todos os PCs em 2024.

PUBLICIDADE

“A rápida adoção das capacidades GenAI em dispositivos e processadores de IA acabará se tornando um requisito padrão para os fornecedores de tecnologia”, afirmou Ranjit Atwal, Diretor Sênior Analista da Gartner. “Essa ubiquidade apresentará desafios para os fornecedores na diferenciação em relação aos concorrentes, tornando mais difícil criar pontos de venda únicos e impulsionar o aumento das receitas.”

O mercado de PCs, após 8 trimestres consecutivos de declínio, viu um leve aumento no quarto trimestre de 2023. E, em 2024, a inteligência artificial incorporada deve rejuvenescer o marketing de PCs e ajudar a manter os ciclos de substituição antecipados, anulando alguns dos efeitos negativos de um ambiente socioeconômico disruptivo.

No entanto, a integração da IA nos PCs não deve impulsionar os gastos do usuário final além dos aumentos de preço esperados. Compradores de dispositivos empresariais exigirão motivos convincentes para investir. Como resultado, a Gartner estima que as remessas totais de PCs atingirão 250,4 milhões de unidades em 2024, um aumento de 3,5% em relação a 2023.

PUBLICIDADE

A Gartner também prevê que os smartphones GenAI não impulsionarão a demanda por smartphones até 2027. “As melhorias nos smartphones evoluem as experiências atuais com câmeras e integração de voz, mas essas capacidades são esperadas pelos usuários em vez de demonstrarem uma nova funcionalidade inovadora. Os usuários têm a mesma expectativa para a funcionalidade do GenAI em seus smartphones. Eles são improváveis de pagar um prêmio por smartphones GenAI sem a disponibilidade de aplicativos inovadores”, diz Atwal.

O catalisador para mudanças transformadoras na experiência do usuário reside no avanço de versões menores de grandes modelos de linguagem (LLMs) especificamente adaptados para smartphones. Essa evolução transformará os smartphones em companheiros ainda mais intuitivos, capazes de compreender e responder à linguagem humana e pistas visuais, elevando a experiência geral do usuário a novos patamares. No geral, em 2024, espera-se um crescimento de 4,2% nas remessas de smartphones em todo o mundo, totalizando 1,2 bilhão de unidades em relação ao ano anterior.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima