Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Quiet-STaR: A inteligência artificial que pensa antes de agir

Os pesquisadores da Universidade de Stanford acabaram de desenvolver o Quiet-STaR, um novo método de treinamento que permite aos modelos de IA gerar um monólogo interno, ou “pensar” antes de responder.

O Quiet-STaR treina a inteligência artificial para gerar “pensamentos” ou justificativas alternativas antes de responder às solicitações, produzindo uma combinação de previsões com e sem esses fundamentos.

PUBLICIDADE

Esse processo permite que o modelo aprenda ao descartar pensamentos irrelevantes. Quando implementado junto ao modelo de linguagem Mistral 7B, o Quiet-STaR quase dobrou sua pontuação em benchmarks de matemática e raciocínio de bom senso.

Assim como os humanos – parece que pensar antes de falar é uma boa lição para aplicar também aos modelos de inteligência artificial. Pesquisas como a Quiet-STaR mostram que dar à IA o poder de resolver desafios, considerar alternativas e aprender com os erros é um caminho forte para sistemas mais adaptáveis.

Leia também:

* O texto desta matéria foi parcialmente gerado por ferramentas de inteligência artificial, modelos de linguagem de última geração que auxiliam na elaboração, revisão, tradução e resumos de textos. As entradas de texto foram criadas pela equipe do Curto News e as respostas das ferramentas de IA foram utilizadas para aprimorar o conteúdo final.
É importante destacar que as ferramentas de IA são apenas ferramentas, e a responsabilidade final pelo conteúdo publicado é do Curto News. Ao utilizarmos essas ferramentas de forma responsável e ética, nosso objetivo é ampliar as possibilidades da comunicação e democratizar o acesso à informação de qualidade.
🤖

PUBLICIDADE

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima