Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Volkswagen cria seu próprio laboratório de IA para tornar os veículos mais inteligentes

A montadora alemã Volkswagen estabeleceu seu próprio laboratório de inteligência artificial (IA), disse a empresa na quarta-feira (31), refletindo as crescentes ambições da indústria automobilística de adotar a tecnologia da moda.

Em um comunicado, a Volkswagen disse que o seu novo laboratório de inteligência artificial servirá como um “centro de competência e incubadora em rede global” para produzir provas de conceito no campo da tecnologia em torno das inovações automotivas.

PUBLICIDADE

Os laboratórios de IA são centros de pesquisa e desenvolvimento para explorar avanços em inteligência artificial. Exemplos comuns de tais laboratórios são os da OpenAI, que a Microsoft apoiou bilhões de dólares, e a DeepMind do Google.

A Volkswagen afirmou que traria as inovações de IA do seu laboratório para os seus próprios veículos para torná-los mais inteligentes.

“Queremos oferecer aos nossos clientes um valor agregado genuíno com inteligência artificial. Nosso objetivo é conectar ecossistemas digitais externos ao veículo, criando uma experiência de produto ainda melhor”, afirma Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche AG.

PUBLICIDADE

A Volkswagen não planeja fabricar nenhum modelo de produção próprio, mas a empresa pretende manter negociações com parceiros sobre o licenciamento de sua tecnologia proprietária de inteligência artificial para uso em seus veículos. 

A montadora disse que algumas das soluções de IA buscadas pelo laboratório tratarão da otimização do carregamento de veículos elétricos, da manutenção preditiva dos carros e da conexão dos veículos às casas dos clientes por meio de dispositivos conectados à Internet.

A empresa também disse que exploraria o uso de IA para permitir o reconhecimento de voz no carro.

PUBLICIDADE

O anúncio ocorre no momento em que outras empresas automobilísticas estão investindo fortemente na inteligência artificial para aumentar suas credenciais tecnológicas e tornar seus carros mais inteligentes.

A montadora francesa DS Automobiles começou a integrar o ChatGPT em seus veículos no final do ano passado. A Mercedes-Benz e a Microsoft começaram a testar o suporte do chat da OpenAI no carro já em junho de 2023. Enquanto isso, a gigante chinesa de veículos elétricos BYD lançou um sistema de carro inteligente alimentado por IA para competir melhor com rivais em tecnologias avançadas, como estacionamento automatizado.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima