Dia-dos-Mortos-Mexico-aspect-ratio-930-440
🗺 Curto Mundo

Desfile do Dia dos Mortos recebe mais de um milhão de pessoas na capital mexicana

30-out 10:35
1 min

Mais de um milhão de mexicanos e turistas participaram no sábado (29) do desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México. No evento, que ocorre desde 2015, nas principais ruas da cidade, havia fantasia de todo o tipo, além dos tradicionais mariachis e borboletas monarcas. Como de costume, os rostos estavam maquiados com detalhes cadavéricos.

Eufóricos, os espectadores aplaudiram especialmente a passagem de demônios e caveiras, chamadas “catrinas”, que representam senhoras da alta sociedade mexicana do final do século XIX.

O desfile realizado neste sábado surgiu após as filmagens na Cidade do México do filme “Spectre”, da saga de agentes de James Bond em 2015, onde o evento foi encenado. O sucesso do filme levou o gabinete do prefeito a replicá-lo todos os anos desde 2016.

No país, o Dia dos Mortos é celebrado nos dias 1 e 2 de novembro. Nas casas, é comum os altares com fotos antepassados ao lado de seus pratos e bebidas preferidos, também decorados com pétalas da flor cempasúchil, que, segundo a lenda, ilumina o caminho da morte com sua brilhante cor amarela.

(Com AFP)