Donald Trump
🗺 Curto Mundo

Donald Trump: por que o FBI entrou na casa do ex-presidente americano?

10-ago 16:48
2 min
Créditos da imagem: AFP

A operação do FBI – a Polícia Federal dos Estados Unidos – na casa do ex-presidente Donald Trump provocou reações no meio político americano e até fora do país. Entenda o que motivou o cerco a Trump.

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, publicou uma nota afirmando que um grupo de agentes do FBI estava realizando uma operação na casa dele em Mar-a-Lago, na Flórida. A ação policial ocorreu na noite de segunda-feira.

Donald Trump não estava em casa. Mas, ao contrário do que foi insinuado em redes sociais, a residência não foi invadida: o FBI avisou a equipe de seguranças do serviço secreto que protege o ex-presidente, antes dos agentes chegarem ao local, de acordo com informações da NBC.

Por que estão investigando o ex-presidente norte-americano?

Oficialmente, não se sabe o motivo da operação. O Departamento de Justiça e o FBI ainda não se pronunciaram sobre o caso. Mas, vale lembrar que as buscas operacionais nem sempre estão ligadas a uma investigação criminal.

Falou-se que…

Um dos filhos de Trump, Eric Trump, disse que 30 policiais participaram do cerco à residência do pai. Em uma entrevista para a Fox News, ele afirmou que a operação estava relacionada a documentos que o ex-presidente levou embora quando deixo a Casa Branca, em janeiro de 2021.

Legislação

A legislação dos EUA determina que arquivos presidenciais sejam preservados e o descumprimento pode levar o autor para a cadeia, mesmo que seja um ex-presidente: ocultar, remover ou destruir deliberadamente documentos é proibido com punição.

Curto Curadoria

Foto do topo: STRINGER / AFP

(:semáforo_horizontal:): pode exigir registro e/ou assinatura