000_32HA9VW-scaled-aspect-ratio-930-440
🗺 Curto Mundo

Governo ucraniano anuncia combates violentos em quase toda região de Kherson

30-ago 7:11
2 min
Créditos da imagem: AFP

Combates violentos entre as forças ucranianas e o exército russo foram registrados em quase toda a região ocupada de Kherson, sul da Ucrânia, onde as tropas de Kiev iniciaram uma contraofensiva, informou nesta terça-feira (30) a presidência ucraniana.

“Durante todo o dia (segunda-feira) e toda a noite foram registradas explosões potentes na região de Kherson. Combates intensos acontecem em quase todo o território da região”, afirmou a presidência em um comunicado divulgado na manhã de terça-feira.

“As Forças Armadas ucranianas iniciaram ações ofensivas em várias direções”, acrescenta a nota, que cita a destruição de alguns “depósitos de munições e de todas as grandes pontes” que permitiam aos veículos atravessar o rio Dniepr.

As autoridades ucranianas anunciaram na segunda-feira o início de uma contraofensiva nesta região do sul do país, ocupada pela Rússia desde o início do conflito em fevereiro, para retomar o controle da cidade de Kherson, que tinha 2 80.000 habitantes antes da guerra.

Acompanhe pelo site da BBC* a guerra da Ucrânia ao vivo.

A região, essencial para a agricultura ucraniana, também é estratégica porque faz fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em março de 2014 e usada como base para a invasão.

A Rússia, no entanto, afirmou na segunda-feira que frustrou as ofensivas ucranianas nas regiões de Kherson e Mykolaiv.

Não foi possível verificar as afirmações russas e ucranianas com fontes independentes.

(com AFP)

(🚥): pode exigir registro e-ou assinatura
*conteúdos em outros idiomas foram traduzidos via Google Translate

🚥: pode exigir registro e-ou assinatura
🇬🇧: em inglês
*conteúdos em outros idiomas foram traduzidos via Google Translate
Foto do topo: Reprodução/Youtube