O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa de ato simbólico de imunização com a vacina 100% nacional contra a covid-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
😷 Curto Saúde

Varíola dos macacos: e a vacina? Calendário brasileiro pode sair nesta semana

15-ago 22:29
2 min
Créditos da imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agencia Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que deverá saber, ainda nesta semana, quando terá as primeiras vacinas contra a varíola dos macacos. As primeiras 50 mil doses solicitadas pelo Brasil, caso cheguem, irão para profissionais de saúde que lidam com materiais contaminados.

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, disse que as tratativas com os produtores da vacina (na Dinamarca) foram concluídas, mas falta uma posição do laboratório sobre o calendário de entrega das doses.

“Esperamos ter o calendário das vacinas nesta semana”, disse ela. “Esperamos que o fornecedor nos especifique quando nós poderemos transportar a vacina para o Brasil”, informou ainda, durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde.

No evento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as 50 mil doses solicitadas pelo Brasil, caso cheguem, irão para profissionais de saúde que lidam com materiais contaminados.

Estado de emergência?

O ministro Queiroga não considera, até o momento, declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por causa da doença, embora os mecanismos de vigilância em saúde do país já tenham sido reforçados – pedidos de registros de testes rápidos já foram feitos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o momento, Estados Unidos e Austrália decretaram emergência em seus territórios.

Como está a doença no Brasil?

Segundo os dados do Ministério da Saúde, foram confirmados 2.893 casos da varíola dos macacos no Brasil, até o momento. Outros 3.555 casos são considerados, ainda, suspeitos.

Fonte: Agência Brasil